28/06/2008

A Linha do Tua

Estas nossas férias anuais no Norte tiveram o seu ponto alto neste passeio que fizemos, pela primeira vez, na linha-férrea do Tua. É uma das linhas mais antigas do país, que serpenteia a encosta irregular do rio, enquanto nos desvenda as escarpas duras de pedregulhos e sobreiros, nos assusta quando parece quase rasar um precipício ou nos deixa curiosos para saber o que vamos encontrar do outro lado do túnel. Não é um percurso de exploração turística. Tivemos no entanto imensa sorte em viajar com um “cobrador” que nos ia dando pistas sobre o que íamos encontrar a seguir – “agora vai aparecer uma rocha enorme que parece um lagarto, com olho e tudo” ou “ É aqui que se pretende construir a barragem do Tua”. Este senhor, de uma simpatia assinalável interrompia sempre o papel de guia para, cada vez que chegávamos a uma estação ajudar os passageiros - quase só idosos e “da terra”- bem como a respectiva bagagem, a descer e a subir do comboio.

Não sei se vai durar muito mais tempo esta linha que, infelizmente já começou a dar mostra da sua fragilidade. E é por isso que deixo ficar a dica. Se forem de férias para o Douro ou Trás-os-Montes não deixem de fazer este passeio. É muito bonito mas poderá estar em vias de extinção!

27/06/2008

Baixa Natalidade em Portugal

8h15m da manhã, Serviço de Atendimento para Grávidas de Risco do Hospital de Stª Maria em Lisboa....Uma fila descomunal de (Pré) Mamãs em pé à espera de poder chegar ao balcão para fazer a marcação de consulta, que é feita na hora e por ordem de chegada. Excusado será dizer que o atendimento prioritário está excluído...custa muito utilizar senhas de chamada? É muito sofisticado? Ou é mesmo para testar a resistência das grávidas, para poder verificar se o risco é efectivo, ou é só para armar? Ou talvez para demover a utilização do serviço público? Uma sala de espera sem ar condicionado, sem ventilação natural, um ar irrespirável, e quando se consegue atingir o balcão são mais 4 horitas de espera até à consulta, fantástico!
Digamos que vale a pena sofrer, porque os médicos, enfermeiras e pessoal técnico são fantásticos, os nossos gestores hospitalares é que não me parecem muito brilhantes....Qualquer merceeiro ou talho de bairro, utiliza senhas de atendimento para evitar que os clientes sofram em pé à espera.

22/06/2008

Serões que não se esquecem

O da passada sexta-feira, na fantástica casa nova do Pedro e da Ana!

O fim de festa a prolongar-se pela noite dentro, ao som da viola e das vozes várias, umas timidas, outras roucas, outras firmes e muito envolventes.
Aconchegados pelas mantas e inspirados pela Lua, poderiamos ter ficado assim, eternamente...
Há muito tempo que não saboreava uma noite, assim!

fintas de domingo

Sem saber muito bem como fintei o transito e consegui chegar e sair da praia - o tempo todo "à pinha", praia e respectivo estacionamento - sem filas, sempre a andar, um descanso!

Há dias de sorte!

20/06/2008

Ciclo de cinema Italiano à BORLA

Lá para as Avenidas Novas à Avenida de Berna, temos a passar no telão, Visconti, Antonioni, Fellini...etc. A ver e rever, sempre. www.nucleodeprogramacaocinematografica.blogspot.com

18/06/2008

"Quem és tu de novo?"

Dou por mim de vez em quanto a vasculhar a herança discográfica que o Ricardo nos deixou. Vou pegando nos CDs e levando para o carro ou para o atelier, os que conheço bem e os que não me lembro sequer de alguma vez ter ouvido tocar. Foi o caso de hoje com um disco de 2001 de Jorge Palma "É Proibido Fumar". E confirmei que mais do que gostar de o ouvir (e gosto muito!), Gosto mesmo é de o lêr:

"quando a janela se fecha
e se transforma num ovo
ou se desfaz em estilhaços
de céu azul e magenta
e o meu olhar tem razões
que o coração não frequenta
por favor, diz-me quem és tu de novo?
(...)
quando o tecto se escancara
e se confunde com a lua
a apontar-me o caminho
melhor do que qualquer estrela,
ninguém me faz duvidar
que foste sempre a mais bela
por favor, diz-me que és alguém de novo"

16/06/2008

Nos passos de Magalhães

De mochila às costas, pelos caminhos mais improváveis, Gonçalo Cadilhe apresenta-nos um interessante e divertidíssimo programa ao Sábado à noite na RTP2, em horário nobre, olé!. Entre o documentário e a ficção, entre a grande história e as pequenas estórias, sempre suportado pelas intervenções por vezes sábias, outras vezes completamente lunáticas, de historiadores do cimo da cátedra ou curiosos e apaixonados, a viagem faz-se pela História, lendas e mitos da fabulosa vida de Fernão de Magalhães. Divertido, despretencioso, bem humorado, faz-nos sonhar com as viagens mais maravilhosas atrás de um mundo perdido, da Costa do Malabar, da ilha de Moçambique à Patagónia. O que é que andamos por aqui a fazer neste mundinho urbano depressivo quando o paraíso está ali à nossa beira? Já vai a meio, mas é totalmente imprescindível!

Night Watching de Greenway

Como pode um filme de Greenway passar despercebido?
A Ronda da Noite de Rembrandt constitui o eixo gerador do drama e assistimos deslumbrados ( como não?) ao apogeu e declínio de Rembrandt, da sua vida intíma com a mulher Saskia, e do enorme conjunto de mulheres, criadas, amas, que enchem a casa e a sua vida. A maior parte das cenas passam-se no espaço do atelier (palco), e à volta de uma cama/máquina imponente que centraliza a maior parte da acção. Amor, nascimento e morte, intriga, sexo e traição, a vida desenrola-se na tela moldada pelo claro-escuro do pintor em cenas cruas de uma beleza pictórica intensa. O actor principal Morgan Freeman surpreende, para quem o identifica com a Brit Com, a música minimalista de câmara transporta-nos para o séc. XVII, perfeito na composição dos cenários, nas naturezas mortas, nas jóias, no drapeado dos tecidos, nas golas armadas, ....palavras para quê? é Peter Greenway.
O filme vem classificado para maiores de doze anos, o que me parece desadequado. É, sem dúvida alguma, um filme para adultos.

15/06/2008

A Bordo

do CAMABER, dobrámos o Cabo Espichel. Foi ontem, num dia muito bem passado no mar, entre falésias majestosas e o horizonte sem fim!

11/06/2008

O Dia da Raça e as Comendas

Marques Mendes foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelos seus altos? serviços prestados ao país? Ou ao PSD? Não foi já recentemente agraciado pelos seus inestimáveis serviços com o alto cargo de administrador delegado de um consórcio de empresas do sector das Energias Renováveis? Se eu fosse o Sr. Alfaiate lá de cima, o Sr. Gualdino Moreira, que recebeu a medalha de Mérito Civil, tinha-me rebelado e exigido um tachinho acessório para assentar melhor a medalha ao fato.

10/06/2008

Marcha de Alfama

De manhã na fila da padaria, ouvia as comadres da Graça furiosas a refilar que é sempre a mesma coisa, "está tudo feito" para Alfama ganhar, todos os anos oiço os mesmos comentários despeitados, e fico feliz por reconhecer ainda traços genuínos nestes bairros populares. O ano passado houve mesmo insultos e estalada, e foi de novo Alfama que ganhou, já não sei se era a Cinha ou o João Baião que apadrinhavam a marcha, o que sei, é que estava linda a marcha do meu bairro, e que fazia corar de inveja as marchas de S. Vicente ( que estão logo ali acima). Pouco tempo depois de me mudar para Alfama, regressava a casa de táxi, quando o taxista, ex-morador e saudosista, feliz por voltar à "terra" me perguntou à laia de piropo, Já a convidaram, concerteza, para pertencer às Marchas? Não, mas foi um belo piropo cá do meu bairro.

05/06/2008

Cartão Selecção

Mete-me francamente nojo, a utilização da imagem da selecção nacional como isco na angariação e promoção de produtos bancários de forma encapotada. Acho mesmo revoltante, enganar o pacóvio acenando com a querida selecção, os heróis nacionais e toda a "aura" em torno deste (pobre) resto de orgulho nacional e oferecer (vender) cartõezinhos de crédito que tanto arranjo fazem nesta época de crise, para apoiar a nossa selecção!
Na verdade já quase tudo mete nojo, nesta obcecante forma de alienação social em que se transformou o futebol, pois é tal a profusão de notícias sem notícia, vácuo à volta dos jogadores e da sua vida e hábitos privados, líderes desportivos exibindo atitudes sórdidas e corruptas, que por favor, acabem com a histeria o mais rápidamente possível, percam os jogos, desapareçam, e devolvam-nos a paz e o sossego. Ou então joguem, bem, de preferência no campo, sem o circo de oportunistas do costume à volta a fazer ruído.

01/06/2008

"The Remote Viewer" de Gil Heitor Cortesão

Nas palavras de Chris Sharp ( crítico de arte norte-americano) sobre o primeiro contacto com a obra de Gil Heitor Cortesão " Mas o que mais me impressionou foi a qualidade perturbadora dos seus lugares arquitectónicos vazios e o silêncio impenetrável que encerravam. Não era tanto pelo que diziam, mas tudo o que tão articuladamente conseguiam não dizer que me chamou a atenção. Estavam repletos de uma calma assustadora."