10/06/2008

Marcha de Alfama

De manhã na fila da padaria, ouvia as comadres da Graça furiosas a refilar que é sempre a mesma coisa, "está tudo feito" para Alfama ganhar, todos os anos oiço os mesmos comentários despeitados, e fico feliz por reconhecer ainda traços genuínos nestes bairros populares. O ano passado houve mesmo insultos e estalada, e foi de novo Alfama que ganhou, já não sei se era a Cinha ou o João Baião que apadrinhavam a marcha, o que sei, é que estava linda a marcha do meu bairro, e que fazia corar de inveja as marchas de S. Vicente ( que estão logo ali acima). Pouco tempo depois de me mudar para Alfama, regressava a casa de táxi, quando o taxista, ex-morador e saudosista, feliz por voltar à "terra" me perguntou à laia de piropo, Já a convidaram, concerteza, para pertencer às Marchas? Não, mas foi um belo piropo cá do meu bairro.

8 comentários:

maria inês disse...

Bom Santo António!

sophia disse...

Obrigado Inês, com um dia destes, a noite de Santo António promete!
Sardinhas, sangria, bailaricos e muitas rimas nos manjericos esperam por nós! É só aparecer, talvez tropecemos uns nos outros sem nos conhecermos!

Teresa disse...

Oh Sofia, sabes bem que já lá vai o meu tempo!!!
Lembras-te das nossas romarias ao Castelo, dos tropeções nas garrafas de cerveja, da noite até ser dia, do regresso às avenidas novas, a pé "podres" a subir a av.da Liberdade. Nos ultimos tempos da faculdade virámo-nos mais para a Bica, para as ginginhas e para o fado!
Foram as primeiras saídas noturnas em que tive autorização paternal para voltar para casa já de dia "porque é o Santo António e já no meu tempo era assim" - dizia o meu pai.
Tenho saudades desta noite, mas já não tenho coragem para a confusão!!!

sophia disse...

Eu estou mesmo no centro da confusão e ... adoro o Stº António!
Agora com outro ritmo, é claro!
Estou preparada para o circuito pelos arraiais, de S. Miguel ao Largo do Chafariz de Dentro, a S. João da Praça, à Sé, a Stª Lúzia, às portas do Sol, até regressar a porto seguro, onde fico a ouvir a festa até de madrugada. Já criei mais um fã lá por casa e tenho que aproveitar enquanto ele não prefere outras companhias femininas.
Therése, bora aí!

maria inês disse...

Promete pois! É uma altura fantástica, e como também estou no meio da confusão, ontem até tive direito a "ouvir" os ensaios das marchas. Será que ganha a "tua" Alfama?
E quem sabe sophia, se não tropeçamos mesmo uns nos outros:)
beijinhos às duas.

sophia disse...

Já ganhou, a sério! O concurso das marchas é feito duas noites antes do desfile na Avenida. Beijinhos Inês e ... até logo?

sophia disse...

Mil desculpas, fui enganada pelas comadres da Graça, Alfama ficou em segundo lugar, partilhou o primeiro lugar com Marvila na categoria de coreografia.
Para o ano, há mais!

maria inês disse...

E que tal estava Alfama? A Bica estava linda;)