28/06/2008

A Linha do Tua

Estas nossas férias anuais no Norte tiveram o seu ponto alto neste passeio que fizemos, pela primeira vez, na linha-férrea do Tua. É uma das linhas mais antigas do país, que serpenteia a encosta irregular do rio, enquanto nos desvenda as escarpas duras de pedregulhos e sobreiros, nos assusta quando parece quase rasar um precipício ou nos deixa curiosos para saber o que vamos encontrar do outro lado do túnel. Não é um percurso de exploração turística. Tivemos no entanto imensa sorte em viajar com um “cobrador” que nos ia dando pistas sobre o que íamos encontrar a seguir – “agora vai aparecer uma rocha enorme que parece um lagarto, com olho e tudo” ou “ É aqui que se pretende construir a barragem do Tua”. Este senhor, de uma simpatia assinalável interrompia sempre o papel de guia para, cada vez que chegávamos a uma estação ajudar os passageiros - quase só idosos e “da terra”- bem como a respectiva bagagem, a descer e a subir do comboio.

Não sei se vai durar muito mais tempo esta linha que, infelizmente já começou a dar mostra da sua fragilidade. E é por isso que deixo ficar a dica. Se forem de férias para o Douro ou Trás-os-Montes não deixem de fazer este passeio. É muito bonito mas poderá estar em vias de extinção!

2 comentários:

sophia disse...

Deve ter sido lindíssimo!
Não sei como, não é um passeio turístico! Será que este país de enorme "progresso" não olha lá para fora e vê que estes precursos são preservados como autênticas jóias turísticas, paisagísticas? Património único, que tem a suprema vantagem de manter a sua verdadeira e primeira função a de servir as populações que residem ao longo das linhas em sítios inóspitos e de remota acessibilidade. O progresso quer é TGV's....quer lá saber de meia dúzia de cidadãos idosos e que não têm "expressão democrática", ou seja votos.

magarça disse...

Há 10, 12 anos fiz viajei neste combóio. E estou a planear matar saudades este ano.