A Ronda da Noite de Rembrandt constitui o eixo gerador do drama e assistimos deslumbrados ( como não?) ao apogeu e declínio de Rembrandt, da sua vida intíma com a mulher Saskia, e do enorme conjunto de mulheres, criadas, amas, que enchem a casa e a sua vida.
A maior parte das cenas passam-se no espaço do atelier (palco), e à volta de uma cama/máquina imponente que centraliza a maior parte da acção.
Amor, nascimento e morte, intriga, sexo e traição, a vida desenrola-se na tela moldada pelo claro-escuro do pintor em cenas cruas de uma beleza pictórica intensa. O actor principal Morgan Freeman surpreende, para quem o identifica com a Brit Com, a música minimalista de câmara transporta-nos para o séc. XVII, perfeito na composição dos cenários, nas naturezas mortas, nas jóias, no drapeado dos tecidos, nas golas armadas, ....palavras para quê? é Peter Greenway.
O filme vem classificado para maiores de doze anos, o que me parece desadequado. É, sem dúvida alguma, um filme para adultos.
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