27/05/2008
A penumbra ficava-lhe tão bem!
Publicada por sophia à(s) 9:43 da manhã 0 comentários
26/05/2008
Piensa en mi - Luz Casal (Para ti Sophie)
Parabéns Sophie! Sei que não consegues ouvir, mas o que conta é a intenção... Mas é só para dizer que estou a pensar em ti.
Publicada por Marta à(s) 10:58 da manhã 1 comentários
25/05/2008
Tainted Love • She bangs - Voodoo Marmalade
Que boa surpresa, muito divertido. Obrigado e Parabéns Djomba.
Publicada por Marta à(s) 9:29 da tarde 1 comentários
A montanha pariu um rato!
Publicada por sophia à(s) 4:32 da tarde 0 comentários
24/05/2008
E se fosse possível?
É tão bom acreditar! Quem me dera voltar a ter 6 anos e a inocência de quem acredita que tudo é possível. Que querer é mesmo poder!
O Francisco acredita que vai passar todas as aulas de ciências, que vai ser astronauta e construir um grande foguetão que o levará às estrelas, de onde trará o Pai de volta para a nossa casa, para ao pé de nós... Quem sou eu para lhe destruir o sonho e dizer que isso nunca vai acontecer?Publicada por Teresa à(s) 5:05 da tarde 0 comentários
Desafios da Blogosfera
A Inês Mega propôs-me o seguinte desafio:
" São-nos pedidas seis palavras para uma “muito curta” biografia (há quem opte por um conceito) e podemos dar-lhes ênfase com uma imagem. Devemos colocar um link para quem nos desafiou e por nossa vez desafiar cinco blogues, avisando-os deste mesmo convite." À semelhança da Inês também eu me desvio ligeiramente do pedido, deixando-vos aqui o excerto de um texto que me diz muitissimo:(…) Sei, eu sei que venho de longe e vou para longe. Sei que não estou apenas aqui mas em muito lado, sei que não vivo “apenas” o tempo que vivo. Sei que o infinitamente grande é tão infinito como o infinitamente pequeno. E sei e sei mais e muito mais. Sei que não sou excepção. Sei que sou como todos os homens Os que nasceram e morreram Os que hão-de nascer para morrer. Eu sei que entre mim e os outros há uma eterna e indissolúvel união. E que os outros precisam de mim, tanto quanto eu deles necessito. E sei que é este sabermo-nos infinitamente grandes por sermos infinitamente pequenos que constitui a paixão da vida. Eu sei, sim eu sei.(…)
“Depoimento” por Fernando Távora para uma aula na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 198? Relativamente à segunda parte, desafio o Holler (o único Bloguista que nos visita que sei gostar de desafios).
Publicada por Teresa à(s) 2:52 da tarde 2 comentários
23/05/2008
Ruy D'Athouguia "Absolutamente Moderno"
Com prefácio de Eduardo de Souto Moura foi publicada uma tese de doutoramento de uma arquitecta do Porto, Graça Correia, sobre um dos mais notáveis e interessantes arquitectos do Movimento Moderno português. Souto Moura a propósito, conta uma história significativa em que pergunta a Ruy d'Athouguia a sua preferência entre as obras e os arquitectos portugueses, " A piscina de Leça do Siza Vieira... mas não percebo porque é que o Siza em pleno século XX insiste em fazer janelas!"
O primado da planta livre, a anulacão das janelas através dos planos de vidro, as coberturas terraço, os pilotis, o betão aparente, etc, estão presentes em profundidade todos os princípios da carta de Atenas e do Movimento Moderno.
Tenho o privilégio de trabalhar e fazer vida numa zona da cidade em que a encomenda pública a Ruy d'Athouguia foi abundante, por isso, Bairro das Estacas ( onde trabalho)Escola Teixeira de Pascoaes, Escola do Bairro de S. Miguel, Liceu Padre António Vieira, o maravilhoso Imóvel de Habitação em Alvalade (encaixado no Hotel Lutécia) a Torre do Infante que sempre foi a minha preferida em Cascais ( desde que me lembro e ignorava a autoria), Fundação Calouste Gulbenkian, Edifícios da Praça de Alvalade, etc. E maravilha das maravilhas, as habitações unifamiliares, Casa Sande e Castro, Casa Pinto Coelho ( alguém conhece? Duarte, exigo uma visita guiada! ) a descobrir e conhecer com urgência.
Publicada por sophia à(s) 9:41 da manhã 5 comentários
Etiquetas: Capa da Edição - Editora Caleidoscópio
20/05/2008
Feira do Livro de Lisboa
Publicada por sophia à(s) 12:13 da tarde 0 comentários
19/05/2008
Ismael Lo - Tajabone
Voltei a ouvir esta música no CD "B.S.O Almodóvar" e não consigo parar de a ouvir.
Publicada por Marta à(s) 10:57 da tarde 1 comentários
18/05/2008
Debaixo da calçada, a praia. Sejamos realistas, exijamos o impossível.
Foi preciso esperar 40 anos para a nossa intelizzencia conservadora vir conspurcar a herança do Maio de 68, reclamando o fracasso do movimento em termos políticos, o fim da noção tradicional de família e por aí fora, chegando mesmo a referir-se a Maio de 68 como tendo sido apenas “ uma revolta festiva” como acrescentou José Manual Fernandes no seu editorial do Público de 2 de Maio.
A herança é vasta. Enuncio aqui apenas parte do inventário do que mudou no nosso quotidiano: a democratização da pílula, o aborto livre e emancipação do segundo sexo, que até então era o fraco; aulas mistas; maioridade aos 18 anos; maior mobilidade social; reforma da escola, entre muitas outras. Maio de 68 foi e é a possibilidade de dizer “não” e “basta”.
E faço minhas as palavras de Manuel Villaverde Cabral: “A retórica espontaneísta do ‘contra’ deixou marcas profundas e a actual paisagem humana e social seria bem diferente sem ela: contra o Estado e os seus mecanismos de enquadramento; contra a família convencional e o recalcamento sexual; contra o racismo e a subordinação das mulheres e crianças; contra a escola disciplinadora e reprodutora das desigualdades; contra o trabalho penoso e o consumo alienante, etc. Tudo isto é irreversível, tendo sido absorvido e massificado até ao limite do relativismo ante a falência das crenças autoritárias. E a prova está feita. Quando Sarkozy mobilizava recentemente os conservadores com o ódio ao legado de Maio, estava a esquecer-se de que era esse legado que lhe permitia casar e descasar em directo na televisão.”
Termino com uma frase de Clarice Lispector “ A liberdade é pouco, o que desejo ainda não tem nome”.
Publicada por Dia Santo na Loja à(s) 10:03 da tarde 3 comentários
17/05/2008
Caetano Veloso cantando "Mimar Você"
Aqui vai um mimo.
Publicada por Marta à(s) 10:58 da tarde 1 comentários
16/05/2008
Marlboro Man

Publicada por sophia à(s) 1:26 da tarde 0 comentários
17 e 18 de Maio - Noite e dia dos Museus

Publicada por sophia à(s) 9:46 da manhã 0 comentários
14/05/2008
09/05/2008
Quinta Perfeita
Um passeio de fim de tarde no Chiado já sabe tão bem!
Publicada por Teresa à(s) 9:44 da tarde 2 comentários
O Castelo vai ser invadido!

Publicada por sophia à(s) 9:33 da manhã 2 comentários
08/05/2008
Feira da Ladra II


Publicada por sophia à(s) 9:54 da manhã 0 comentários
Etiquetas: ideias para a nova ponte sobre o Tejo
07/05/2008
Há festa a Oriente

Publicada por sophia à(s) 10:00 da manhã 0 comentários
04/05/2008
Procurem Maddie
Publicada por sophia à(s) 10:34 da manhã 0 comentários
Heróis por um dia ou dois
Publicada por sophia à(s) 10:24 da manhã 0 comentários
03/05/2008
02/05/2008
1º de Maio

Publicada por sophia à(s) 4:08 da tarde 0 comentários