23/05/2008

Ruy D'Athouguia "Absolutamente Moderno"

Com prefácio de Eduardo de Souto Moura foi publicada uma tese de doutoramento de uma arquitecta do Porto, Graça Correia, sobre um dos mais notáveis e interessantes arquitectos do Movimento Moderno português. Souto Moura a propósito, conta uma história significativa em que pergunta a Ruy d'Athouguia a sua preferência entre as obras e os arquitectos portugueses, " A piscina de Leça do Siza Vieira... mas não percebo porque é que o Siza em pleno século XX insiste em fazer janelas!" O primado da planta livre, a anulacão das janelas através dos planos de vidro, as coberturas terraço, os pilotis, o betão aparente, etc, estão presentes em profundidade todos os princípios da carta de Atenas e do Movimento Moderno. Tenho o privilégio de trabalhar e fazer vida numa zona da cidade em que a encomenda pública a Ruy d'Athouguia foi abundante, por isso, Bairro das Estacas ( onde trabalho)Escola Teixeira de Pascoaes, Escola do Bairro de S. Miguel, Liceu Padre António Vieira, o maravilhoso Imóvel de Habitação em Alvalade (encaixado no Hotel Lutécia) a Torre do Infante que sempre foi a minha preferida em Cascais ( desde que me lembro e ignorava a autoria), Fundação Calouste Gulbenkian, Edifícios da Praça de Alvalade, etc. E maravilha das maravilhas, as habitações unifamiliares, Casa Sande e Castro, Casa Pinto Coelho ( alguém conhece? Duarte, exigo uma visita guiada! ) a descobrir e conhecer com urgência.

5 comentários:

Marta disse...

Sofia, fiquei cheia de vontade de ver o livro, compraste-o?

Dudi, estou com a Sofia exigo uma visita guiada ficamos à espera do convite para ver a Casa Pinto Coelho.

Teresa disse...

E porquê só a Casa Pinto Coelho?

E porque não uma visita guiada por toda a obra de Athouguia, com o neto a falar-nos do avô enquanto passeamos pelo seu, tão significativo, legado arquitectónico?

sophia disse...

Serra, está na calha para dia 26, hehehe!.. Estive a deleitar-me com ele lá no atelier, onde o meu boss é fã e o adquiriu logo que o viu. O Dudi aparece escondido dentro da barriga da mãe, OUVISTE Dudi?

Dia Santo na Loja disse...

...e o velhote agora diria: "mas porquê que estão a perder tempo a escrever sobre mim?"
A Casa Pinto-Coelho: Tenho pena, mas temo que esta casa (FABULÁSTICA), apesar de ter tido um projecto de execução detalhadíssimo (com o projecto e orçamentos para a bombagem da piscina e tudo), nunca (eu e a Graça) a conseguimos encontrar! Há uma casa +/- no sitio da sua "provável" (?) localização, que tem os arranjos exteriores e um banco com um desenho muito igual, e o que está construído tem alguma, mas pouco a ver com o projecto. É praticamente tudo em open-space e sempre foi usada pela companhia das águas de Cascais para albergar uma central de bombagem qualquer (!). O meu avô nestes últimos anos (como é natural e nos vai tocar a todos), já não se lembrava de algumas das obras e se tinham sido construídas ou não... a tarefa de encontra-las não foi fácil!... em todo o caso, vivo (todos os dias) na esperança de esbarrar com essa ou qualquer outra obra...
A casa Sande & Castro (casa que o velhote diria se tivéssemos lá ido com ele: "não está mal de todo, pois não?") é na rotunda da Gandarinha, que fica no fim da Av. 25 de Abril (Torre do Infante) em Cascais, na rotunda para quem vira para o Guincho... A casa é já há muitos anos da Fernanda Pires da Silva (a do Autódromo do Estoril). Na última vez que lá fui (Julho 2007), depois de ter combinado com ela lá ir nesse dia, fomos esbarrados no portão da entrada por ordem do filho, “ninguém pode entrar, e o que a minha mãe combinou consigo não importa, porque ela está doente” (!). …acabei por entrar no lote (não na casa), mas não por causa dos meus bonitos olhos ou parentesco, mas porque eu estava com o Arq. Eduardo Souto de Moura que tinha vindo a Cascais de propósito… o filho, perante o ARQUITECTO ESM não quis ficar mal (!). Segundo o que diz o motorista, que nos atendeu a porta e nos recusou a entrada no início, o filho vai querer fazer “uma fontezinha ali na entrada do terreno para que os carros possam dar a volta, tipo rotunda” (!)…resumindo, visita a esta, vai ser deveras complicado!
Temos de combinar e fazer "A Rota do Athouguia" um dia d’estes, boa?
Duarte Jervis de Atouguia Pinto-Coelho

Teresa disse...

Boa Duca, eu gostava muito mesmo!