31/03/2008

Ideias para o Parque Mayer

Depois do Concurso de Ideias, no qual o FRA G MENTOS alcançou um honroso 7º lugar, a Câmara Municipal de Lisboa inaugura no dia 3 de Abril a exposição de todos as propostas, apresentadas pelas 29 equipas concorrentes, a concurso. Vão ainda ser promovidos debates, abertos ao público, onde deverão ser abordadas as diversas estratégias credíveis a serem seguidas na procura da solução final que será objecto de estudo na 2º fase deste concurso.
local: Rua da Escola Politécnica, nº 58
datas : 3 de Abril a 4 de Maio
horário: terça a sexta - 10h ás 17h, sáb. e dom. - 11h às 18h
Debates: 7 e 14 de Abril às 18h

Impressionante...

a rapidez com que aprendemos a lêr! Não me lembrava que era tão rápido. O Francisco, no fim do segundo período do 1º ano não parou de me surpreender. Lê literalmente tudo o que apanha à mão. É divertido e dá tanto jeito!!!

Jean Nouvel ganha Prémio Pritzker

Lisboa aguarda com expectativa o projecto de Alcântara XXI.
Vale a pena espreitar a obra deste notável arquitecto francês em http://www.jeannouvel.com/

29/03/2008

Também eu...

Creio que independentemente do tempo, o habitar (ou a casa) ainda depende ou assenta em coisas mais ou menos prosaicas como a orientação da luz natural, a protecção ou o aconchego necessários para descansar ou dormir, o despertar perante a paisagem, o conforto indispensável para se estar bem sentado, o sentido de reunião e a magia ancestral que proporciona o fogo num fogão de sala e todas as outras coisas que não sendo visíveis, acabam por ser essenciais ao carácter que se quer atribuir a um espaço. Isto porque toda a arquitectura para que realmente o seja, é muito mais feita de ausências, renúncias ao que não é essencial, do que aquilo que é visível e que está presente. Só assim a arquitectura poderá aspirar a alcançar uma espécie de energia que a coloca entre o céu e a terra, atingindo assim a verdadeira dimensão humana.

João Álvaro Rocha

27/03/2008

Aquele Abraço!

Retrato de um abraço comovente e só possível entre dois Chefes de Estado com o passado de Portugal e Moçambique, abraço que desejamos para o conjunto das nações da CPLP. Se as nossas relações diplomáticas com África e Brasil coubessem neste abraço, o futuro apresentava-se risonho.

25/03/2008

HAPPY BIRTHDAY!

Tão Balalão
Cabeça de Cão
Orelhas de Gato
Não Tem Coração
E vai acima e Vai abaixo
Hip Hip Hurra!

20/03/2008

Há dias em que me orgulho do nosso Presidente

O Presidente da República, Cavaco Silva, declinou o convite que lhe foi dirigido pelo Comité Olímpico para estar presente na abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em Agosto, noticiou a Rádio Renascença. Diz o Público online.
Seja por motivos de agenda, seja por que é uma pessoa íntegra e representa um povo com alma, estou orgulhosa do nosso Presidente.Um bom exemplo a seguir.

Páscoa na Sé de Lisboa

19/03/2008

Temporada de Música na Gulbenkian -I

Ontem, pela primeira vez em Lisboa, Krystian Zimerman e o seu piano brilharam na Gulbenkian. Ofereceu-nos Bach, esta "Patética" de Beethoven (aqui tocada em 2006 no Suntory Hall em Tokyo), passando por Mozart e acabando em Chopin. No final, a plateia ainda teve direito a 3 encores. Deixo-vos este video, que não substitui um concerto. É só um aperitivo que fica também como um aviso. Estejam atentos a um regresso daquele que é considerado um dos melhores pianistas do mundo, e não percam a oportunidade de assistir a um espectáculo sublime, como o de ontem!

Arranjar tempo para...

Parabéns Hot Clube!

Sessenta anos! Saudades de ir àquela cave nebulosa de fumo, muito underground, muito cool, sempre com música a acontecer, lá para a Praça da Alegria. Oh tempo, volta para trás!
Hoje às 22:00 Big Band do Hot Clube de Portugal com Mário Laginha e Maria João Concerto comemorativo dos 60 anos do HCPCinema S. Jorge Lisboa

17/03/2008

Minimaratona na Ponte

É uma sensação inesquecível atravessar a Ponte Sobre o Tejo no meio de uma multidão em delírio! Fui a primeira vez o ano passado e pergunto-me como é que deixei passar tantos anos ( esta foi a 18ª Travessia da Ponte) a oportunidade de ver Lisboa e o Tejo num dos seus ângulos mais bonitos, para além da festa, claro! Apanha-se o comboio até à estação do Pragal, mais uma novidade para mim, nunca tinha atravessado a ponte de comboio e é o primeiro deslumbramento.Os nativos da margem sul tem um comboio muito confortável que em escassos minutos nos passam de um lado para outro, entretidos com uma vista deslumbrante, nem tudo piorou nesta cidade! Quando chegamos à estação, temos uma recepção musical que se faz anunciar antes de a vermos e que nos reforça a alegria do momento, uma banda fardada a rigor, com velhos e novos, gordos e magros, moços e moças, tudo a tocar muito aprumado uma modinha do baú que sabemos de cor e não nos lembramos do nome, é a Festa em pleno! E lá vamos nós no meio do povão, tudo a rir muito bem disposto, desportistas convictos, de fim de semana, amadores, mães e pais com criancinhas, bicicletas, patins tudo a posar para o melhor ângulo. Quando entramos no tabuleiro da ponte começa a verdadeira emoção, como é uma ponte pênsil, oscila permanentemente, e há quem enjoe, quem se sinta como com uma ressaca, com as pernas bambas, quem jure que nunca mais, quem ache divertido e siga viagem que é mesmo o melhor a fazer. E a multidão imensa e cheia de cor, porque há grupos que se identificam com camisolas de cores variadas com mensagens e balões, segue em mancha deslizante até Belém onde nos aguarda uma outra recepção com comes e bebes e muita relva para descansar!
Para o ano lá estarei, outra vez.

15/03/2008

A Sic revela a face pessoal do Chefe da Oposição

Em contraste absoluto com o anterior, o nosso chefe da oposição revela-nos a outra face em graça plena. Os filhos extremosos, a equipa de futebol junior da qual é treinador amador com tiques pro, a namorada gira e simpática que o caracteriza de "meiguinho", "não é convencido mas é peneirento", os pais encantadores, o povo da rua em intimidades com beijinhos e a apertar as mãos e as bochechas em tom de mimo, o almoço semanal em família alargada, num daqueles restaurantes populares do Norte que nos fazem crescer água na boca, com azulejos pirosos e a fotografia dos fundadores tirada por fotógrafo de aldeia e emoldurada ao lado da do Sr. Doutor, enfim um encanto. Um lado genuíno que nos provoca uma enorme empatia, com memórias de um Portugal simples e um tanto provinciano do qual todos temos uma certa saudade. Mas o que nós precisamos mesmo, é que o líder da oposição nos revele a outra face, aquela que ainda não vimos, aquela que em sede própria nos demonstre que o nosso Primeiro não está a governar sózinho e a rir-se dos disparates e das insuficiências da bancada da Oposição.

14/03/2008

A Sic revela a face pessoal do nosso Primeiro

Porque será que por mais que se esforce o nosso Primeiro, não consegue passar uma imagem de naturalidade? Porque é que será que por muitos bons dias na rua e por mais apertos de mão que dê aos homens do café, eu fico sempre com uma imagem teatral, estudada ao mais infímo pormenor. Uma pose controlada ao segundo, uma expressão facial ensaiada, um discurso milimétricamente encomendado, analisado, construído para provocar este ou aquele sentimento. Marketing Politico em estado puro. Penso que só teria a ganhar se nos dispensasse destes teatros e destes palcos pseudo intímos, fica muito melhor no parlamento a esmagar os ataques da oposição, aí com evidente naturalidade e até muita graça .

07/03/2008

Parabéns!

Finalmente, o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, vai ter instalações dignas da actividade que aí se desenvolve.
Foi hoje dado o início oficial da sua construção. O antigo Hospital da cidade da Horta, no Faial irá dar lugar a um dos mais importantes centros de investigação científica do nosso País. São cerca de 4.200,00m2 de construção e o Projecto conta com a assinatura do Fragmentos.
Para vêr o projecto, clicar no Link e já no site optar por Concursos ou Equipamentos e Serviços, e por fim Universidade dos Açores.

05/03/2008

Este país não é para velhos

Desde Fargo que sigo atentamente os irmãos Coen. Fui ontem ver o premiado No Country for Old Men, e fiquei mais uma vez impressionada. Pareceu-me uma espécie de actualização de Fargo, com menos humor, mais duro, mais cruel, mais negro, mas o fio condutor é o mesmo, o móbil do crime, (a nota verde, claro!), e o dominio do patológico, do nascido para matar, da inversão dos valores sociais.
De uma sociedade em mutação, cada vez mais perigosa, uma psicose social em que não há lugar para os velhos, e ali somos todos velhos!, o mundo está cada vez mais dominado por loucos e psicóticos ao serviço de não se sabe que valores, ou de que objectivos. Uma cultura de morte e destruição em que nem o refúgio da intimidade resiste à invasão do pesadelo. Javier Bardem compõe um assassino psicótico, doido varrido notável, Tommy Lee Jones convence-nos na sua desolada lucidez. Uma das cenas que mais me impressionou, foi a perseguição pelo cão no rio. É um mastim? Salto imediato para o imaginário de Cães Pretos de McEwan...
A não perder, sem dúvida.

03/03/2008

Materna Doçura

Ninguém sai ileso de um grande amor. Ou da falta dele. Esta é uma história de fronteiras. E de reencontros. Os homens têm coração de mulher. Deixam-se amar em silêncio. As mulheres têm força de homens. São elas que mais fazem avançar a acção. A materna doçura não precisa de cédula nem de parto. A grande mãe preta e o irredimivel solteirão amam os filhos que não tiveram. Este romance faz-se com um infinito "M" de mãe. Numa escrita viciante e cheia de surpresas, a língua portuguesa funciona como chave de "reconhecimento" entre personagens supostamente estranhas. Ninguém diga que conhece a última geração de ficcionistas portugueses se não tiver lido e relido este livro.
Publicado pela Oficina do Livro, Materna Doçura foi a minha primeira leitura de 2008, e Possidónio Cachapa a minha descoberta. Um início de ano "literário" em cheio! Recomendo vivamente!!!

02/03/2008

Temos Ministra da Educação

Quero expressar aqui o meu apoio e contentamento, por sentir que finalmente temos uma ministra da Educação, que desassombradamente está a prestar um serviço às escolas, aos pais, aos professores, à comunidade educativa em geral. Não é compreensivel este horror às avaliações, demonstrado em bloco pelos professores, cuja função para além de ensinar, é também a de avaliar. O que a minha experiência me demonstrou, foi que a sorte dita o destino nas escolas públicas, que é quase impossivel fazer frente a professores que se "baldam" no cumprimento dos seus mais elementares deveres, que os professores funcionam muito bem corporativamente, e que se protegem sempre, mesmo quando são absolutamente evidentes as falhas, muitas vezes desastrosas, dos seus colegas. Que as críticas colocadas em sede própria, nas reuniões de direcção de turma, provocam defesas acirradas como se fossem ofensas pessoais, olhares de lado, provocando alguma insegurança nos pais, se não terão direito a revanches, quando o interesse deveria ser comum e prioritariamente o do aluno. Não consigo compreender que alguém defenda que os professores que fazem a diferença, pelo seu empenho e dedicação no ensino das nossas crianças sejam iguais áqueles que se limitam a cumprir os minímos (ou nem isso), áqueles que são realmente danosos, porque por acção ou omissão, não cumprem a maravilhosa função que lhes é destinada e para a qual todos contribuimos, a Educação das novas gerações, no caso a dos nossos filhos.

01/03/2008

Calor de Inverno

Que importa não haver bandeira nem banheiro, se temos calor, sol e mar a brilhar e tanta areia para brincar!
Assim, hoje, dia 1 de Março e mesmo sem sequer esperar pela primavera demos inicio à nossa época balnear.
São os melhores dias de praia, estes ensolarados dias no fim do inverno que nos permitem recarregar baterias enquanto o calor a sério não chega.
São dias compridos porque não se perde tempo no transito, os espaços vazios ganham outra dimensão e parecem crescer tanto quanto o próprio tempo.
Tempo aproveitado para arejar...