17/03/2008

Minimaratona na Ponte

É uma sensação inesquecível atravessar a Ponte Sobre o Tejo no meio de uma multidão em delírio! Fui a primeira vez o ano passado e pergunto-me como é que deixei passar tantos anos ( esta foi a 18ª Travessia da Ponte) a oportunidade de ver Lisboa e o Tejo num dos seus ângulos mais bonitos, para além da festa, claro! Apanha-se o comboio até à estação do Pragal, mais uma novidade para mim, nunca tinha atravessado a ponte de comboio e é o primeiro deslumbramento.Os nativos da margem sul tem um comboio muito confortável que em escassos minutos nos passam de um lado para outro, entretidos com uma vista deslumbrante, nem tudo piorou nesta cidade! Quando chegamos à estação, temos uma recepção musical que se faz anunciar antes de a vermos e que nos reforça a alegria do momento, uma banda fardada a rigor, com velhos e novos, gordos e magros, moços e moças, tudo a tocar muito aprumado uma modinha do baú que sabemos de cor e não nos lembramos do nome, é a Festa em pleno! E lá vamos nós no meio do povão, tudo a rir muito bem disposto, desportistas convictos, de fim de semana, amadores, mães e pais com criancinhas, bicicletas, patins tudo a posar para o melhor ângulo. Quando entramos no tabuleiro da ponte começa a verdadeira emoção, como é uma ponte pênsil, oscila permanentemente, e há quem enjoe, quem se sinta como com uma ressaca, com as pernas bambas, quem jure que nunca mais, quem ache divertido e siga viagem que é mesmo o melhor a fazer. E a multidão imensa e cheia de cor, porque há grupos que se identificam com camisolas de cores variadas com mensagens e balões, segue em mancha deslizante até Belém onde nos aguarda uma outra recepção com comes e bebes e muita relva para descansar!
Para o ano lá estarei, outra vez.

2 comentários:

Teresa disse...

Distraída (perigosamente) como ando, "esbarrei" contra o bloqueio no acesso à ponte sobre o Tejo. Depois de explicar aos meus filho, porquê que tinha que inverter a marcha e passar o rio pela outra ponte (isto depois de pedir mil vezes desculpa ao Tiaguinho, que cheio de razão, embora sem saber porquê, tinha há minutos insistido para irmos pelo tunel -"oh!!!!"-que nos levaria certinhos e sem demoras à Vasco da Gama - "a mãe às vezes tb. é teimosa e depois dá nisto...".
Enfim, qd. perceberam que havia gente a passear - "a pé" na ponte fizeram-me pormeter (!) que para o ano lá iriamos nós também!
Será que vou ter coragem para cumprir...ou para não cumprir... a promessa?

sophia disse...

Eu penso como tu, Será que para o ano vou conseguir vencer a inércia e ir? Já lá vão duas travessias seguidas....e a vontade de repetir permanece, vencendo a maldita inércia. Para o ano organizamos uma excursão, está combinado!