31/12/2007

Is there anybody out there?

Lisboa esvaziou-se de nativos e está cheia de italianos e espanholitos a gozar o sol abençoado deste último dia de 2007. Que seja um BOM ANO 2008! Se é que sobrou alguém por aí......

28/12/2007

Lions for Lambs

Ou, como a qualidade de um povo não pode ser medida pelos seus líderes.... E nós portugueses sabemos bem do que é que se está a falar! Ou, de que forma o sistema democrático encerra em si preversões que mais tarde ou mais cedo o farão atraiçoar os seus melhores princípios...As relações públicas e o poder, ( ou o poder das R.P.), as secretas e o poder ( ou o poder das Informações), e o descolamento da realidade dos povos dos seus líderes.

(Que mistério encerra a geração de ouro dos anos 60 e 70, que nunca mais produziu actores bonitos e interessantes como Robert Redford!)

Jerusalém

Jerusalém e Gonçalo M. Tavares foram a minha descoberta de Natal. É um livrinho de capa preta e negro é o seu conteúdo. Negro e fascinante desde o primeiro capítulo até ao fim. Uma mulher que vê almas, um médico psiquiatra que investiga na História do Horror, ou do Horror na História, procurando aplicar o método científico ao Mal no seu estado puro exercido por um povo sobre outro povo, uma prostituta velha, um assassino, uma criança, um hospício, e muitos loucos, ou a loucura a dominar todos os personagens num ambiente quase esquizofrenizante. Não digo mais, porque é nos pormenores que chegamos ao verdadeiro busílis. A ler e descobrir.

23/12/2007

Natal na Tradição Portuguesa

O Natal na tradição portuguesa é feito em volta do Presépio e do renovar das promessas do nascimento de Cristo entre os homens. Do Menino Deus que vem com uma mensagem de Amor Fraterno resgatar a humanidade.
É um natal de gestos simples e cheios de significado profundo, começa no Advento, no dia 8 de Dezembro com a montagem do Presépio, com a benção dos meninos Jesus na missa dominical, com os cânticos lindíssimos que nos transportam à infância, com o apelo à fraternidade para com os mais desfavorecidos.
A reunião da família, a compra das prendas, ( que o menino irá trazer em paralelo com o Pai Natal...) o preparar da ceia, os doces da época, o bacalhau, a ida à missa do Galo, sempre gestos repetidos ao longo de gerações, o que nos torna fiéis depositários e transmissores dos ritos e mensagem de Natal.

O meu Natal.

O Natal para um agnóstico é sempre uma época ambígua. Às contradições vem-se juntar uma boa dose de nostalgia (do gre. nostós, “regresso” + algos, dor”). Sempre vivi o Natal como uma festa que junta a família, que nos faz pensar um pouco mais nos que nos rodeiam.Na verdade, nunca tive grande vontade de ir mais além, de procurar um significado maior para esta festa, até que…na sexta-feira passada ouvi um filósofo a explicar a origem mais remota desta festa (na “Janela Aberta”, de Ana Sousa Dias no RCP). Dizia o entrevistado que esta época, a do solstício de Inverno, era já festejada antes da existência do Natal cristão, um fenómeno que a humanidade acompanha desde sempre, uma data mágica e sagrada entre os primeiros povos. O solstício de Inverno no Hemisfério Norte é a altura do ano em que a Terra (no hemisfério norte, mais uma vez) se encontra mais longe do Sol, tendo, por essa razão, sido desde sempre associada à Morte. Afinal, essa é a altura do ano que, sendo os dias mais curtos e frios, a Terra é menos fértil e tem menos luz. A festa, naturalmente pagã, sempre se fez neste período, com o objectivo de dar Vida, de Partilhar, de dar Luz (com as iluminações e as árvores de Natal) a estes dias tão Invernosos. E assim, não procurando, acabei por encontrar o meu significado para o Natal. Prolongar a luz, dar alegria e partilhar o pouco que a terra gera, a estes dias cinzentos. É isso! Um bom Natal para todos!

21/12/2007

Bom Natal

Óbidos - Dez. 2006

Bairro do Amor III

retirado do amnesia

O Bairro do Amor II

de Olhares de Lisboa

20/12/2007

Iniciativa X

Este é o terceiro ano que vou a esta iniciativa e apesar de já ser tarde acho que ainda vale a pena divulgar. E vale a pena por dois motivos. Porque para além do conceito "jogo" engraçado e original, o objectivo da associação que a promove é contribuir para a divulgação de jovens artistas portugueses.

A Iniciativa X consiste numa venda de largas dezenas de obras, doadas por numerosos artistas, desde nomes consagrados como Julião Sarmento, Ana Hatherly, Pedro Calapez, até muitos e promissores jovens autores. Maioritariamente realizados sobre papel e com a dimensão de um postal com 10 x 15 cm, os trabalhos são vendidos por 50 € sem que o comprador tenha conhecimento do respectivo autor. Tem lugar na Arte Contempo (Rua dos Navegantes nº46 A, Lisboa), e decorre até 22 de Dezembro entre as 14H30 e as 19H30.

O Bairro do Amor I

É uma relação de amor aquela que mantenho com Campo de Ourique. Nada me dá mais prazer do que entrar em Lisboa pela fresca e tranquila rua Ferreira Borges num domingo quente de Verão, tomar o pequeno-almoço nas apertadinhas mesas da Ertilas acompanhada pelos habitués do fim-de-semana, passear pelo Jardim da Parada ou simplesmente deambular pelo comércio do bairro e cumprimentar as pessoas de sempre, o Luís da Ler, o Zé da Lavandaria, a D.Glória do quiosque dos jornais e por ai fora.

É um bairro feito de pessoas, pessoas que têm um nome e uma vida ligado ao bairro. Construído para que as pessoas se sintam bem, novos e velhos, ricos e pobres, os loucos e os mais sãos, todos eles convivem e partilham este espaço de forma muito saudável, diria mesmo feliz. MST descreveu de forma exemplar, o que me encanta em Campo de Ourique:

“Depois, as pessoas fazem o resto: andam na rua sem pressa nem atropelos, param para conversar à porta das lojas, saúdam-se nas esquinas, passeiam as crianças, os velhos ou os cães, namoram ou lêem o jornal nas esplanadas, almoçam a horas certas na sua mesa de sempre dos seus pequenos restaurantes, numa palavra, vivem a cidade, não se limitam a sofrê-la ou a passar por ela. Certamente que aqui também há gente triste, sozinha, com vidas terríveis. Mas, pelo menos, a rua não os agride: conforta-os, distrai-os e, acima de tudo, dá-lhes um sentido de pertença a uma comunidade…”.

19/12/2007

Roteiro para o Fumador

Uma grande ideia de enorme utilidade, do Daniel Oliveira, fazer um roteiro para os fumadores. Estou solidária e por isso apelo a quem tiver informação de sítios ( bares, cafés e restaurantes) onde, a partir de 1 de Janeiro, se possa fumar que envie para o Arrastão.

17/12/2007

Salão Nobre do Conservatório Nacional - Petição

Especialmente para quem como eu, guarda memórias do Bairro Alto, de dia, vadiando pelas ruas e cruzando-me com os sons por vezes desconcertantes que saíam das janelas do Conservatório, belo edifício conventual, lá para o interior do Bairro, na Rua dos Caetanos, seja sensível a esta petição. Para além do óbvio assalto a mais um equipamento notável, centro de vida de um Bairro histórico cada vez mais resignado à vida nocturna e ao abandono das funções normais da vida da cidade.
Arrisca-se agora a ser fechado, quiçá na mira da especulação imobiliária de mais um projecto luxuoso de apartamentos em condomínio, que falta de imaginação!
Pois parece que o Conservatório guarda uns tesouros artísticos do nosso património cultural, um Salão Nobre com tectos pintados por Mestre Malhoa , uma acústica única, memórias de quem por lá passou,tocou ou ouviu. Parece que a degradação do Salão nobre em particular é dramática, chove no seu interior, balcões escorados, etc.
Vamos assinar a petição cientes de que assistimos mais uma vez à destruição irreversível de um património único de valor inestimável, e que se houver muito barulho talvez acordem as consciências adormecidas. http://www.gopetition.com/online/14127.html

16/12/2007

Museus Do Século XXI - Conceitos, Projectos, Edifícios

A exposição concebida e coordenada pelo Art Centre Basel, Suíça, apresenta 27 dos mais interessantes e seminais projectos de edifícios museológicos desenhados, acabados ou em construção entre os anos 2000 e 2010. São projectos muito diversos que revelam diferentes pontos de vista sobre o conceito de museu, o papel na sociedade contemporânea e as suas traduções arquitectónicas.

Diller Scofidio + Renfro - Eyebeam Museum of Art and Technology, Nova YOrque, EUA - 2001
(construção suspensa) - simulação por computador foto do cartaz da exposição
Podem ser apreciados projectos assinados por Renzo Piano, Jean Nouvel, David Chipperfield, Zaha Hadid, Tadao Ando, entre outros. A apresentação é fabulosa com painéis e maquetas, por si só autênticas obras de arte dignas de exposição. Podem vê-la até 3 de Fevereiro na Culturgest.
Não percam!

15/12/2007

100 anos de Oscar Niemeyer II

Autodefinição
Na folha branca de papel faço o meu risco,
Retas e curvas entrelaçadas,
E prossigo atento e tudo arrisco
Na procura das formas desejadas.
São templos e palácios soltos no ar,
Pássaros alados, o que você quizer.
Mas se os olhar um pouco devagar,
Encontrará, em todos, os encantos da mulher.
Deixo de lado o sonho que sonhava.
A miséria do mundo me revolta.
Quero pouco, muito pouco, quase nada.
A arquitectura que faço não importa.
O que eu quero é a pobreza superada,
A vida mais feliz, a Pátria mais amada.
Um abraço,
Oscar.
É hoje mesmo, dia 15 de Dezembro que Oscar Niemeyer celebra 100 anos de vida,Parabéns Oscar!
Para além do génio e do artista, está o homem e a sua dimensão social, e é aqui que ele ganha realmente densidade, pois o seu discurso está centrado no Outro, na luta pelos irmãos brasileiros pobres, por uma sociedade que é cada vez mais desigual, e quando o ouvimos hoje, celebrando uns magníficos 100 anos de vida ( Parabéns!), Oscar mantém o enfoque e a autencidade dos verdes anos.
No Domingo passado o Câmara Clara, debruçou-se sobre Brasília e Oscar Niemeyer, tinha por convidados Helena Roseta e Manuel Graça Dias. Falaram muito sobre a desumanização da Cidade idealizada para a dimensão automóvel, sobre os bairros periféricos paupérrimos que crescem como cidades satélites, mas perderam talvez a qualidade central do projecto, o projecto utópico de cidade do século XX realizado no Novo Mundo. Utopia social e política em construção permanente, consubstanciada em Poesia Arquitectónica, em traços e riscos que crescem em construções esculturais. A oportunidade talvez última, em que a determinação de um projecto político permitiu a um Arquitecto, conceber uma Nova Cidade Barroca, um palco do Poder Representativo.

14/12/2007

O mistério da Presença

Há contextos que te fazem mais presente. Pode ser um local, uma música ou um cheiro, mas a cumplicidade que se sente na saudade partilhada alimenta-nos. Ontem, eu sei que estiveste lá! Nos parabéns, na boa disposição, a dançar, a rir, no carinho dos abraços, nos amigos, no Amor.

12/12/2007

100 Anos de Oscar Niemeyer

"Não é o ângulo recto que me atrai Nem a linha recta, dura, inflexível criada pelo homem O que me atrai é a curva livre e sensual A curva que encontro nas montanhas do meu país No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo O Universo curvo de Einstein." Desculpa Óscar, mas eu no texto, sustituía Einstein por Criador. Um hino à vida, à arquitectura , em que não podemos negar a evidência da criação Divina.
Casa das Canoas 1952 Rio de Janeiro

10/12/2007

O senhor Paulo

hoje surpreendeu-nos, a mim e ao Miguel. Na pastelaria da Madalena pregou-nos uma partida quando ia-mos a pagar o pequeno-almoço e percebemos que já estava pago, nos faz um aceno - lá do fundo do balcão - e nos deseja um Bom Natal, tudo isto com um sorriso divertido a transbordar de simpatia e boa disposição, logo cedo pela manha!!!

Lembrei-me que nem sequer sei o nome do seu restaurante onde às vezes também almoçamos, lá mais para o fim da rua. Nós chamamos-lhe, e pelos vistos não é à toa, " A Família Feliz".

Exit Ghost

Para os admiradores de Philip Roth, a Pluma Caprichosa de Clara Ferreira Alves, traz-nos boas e más notícias. As boas notícias é que vem aí mais um romance, Exit Ghost, as más é que não será o melhor de Roth. Na Pluma Caprichosa, adivinhamos uma forte admiradora de Roth, e por isso vale mesmo a pena ler a crítica de C.F.A. " Roth não descreve paisagens, nem pessoas. Inscreve-as na cabeça do leitor." Enquanto não chega às nossas mãos, vamos-nos preparando para ele, obrigado C.F.A.

09/12/2007

Dias Santos

Estas são só para lembrar os mais distraídos de que estes dias estão mesmo aí à porta.
Já só faltam 20 !!!
Se calhar, convém aos mais enferrujados irem
começando os exercícios de treino preparatórios...

08/12/2007

Edifício do Povo - Expo Shangai 2010

Partilho com todos este e-mail, recebido via Duarte, e que nos dá a conhecer este edifício, no meu entender um belíssimo exemplo de arquitectura conceptual.

Trata-se de um projecto de um colectivo de arquitectos e designers dinamarquês intitulado BIG. A forma peculiar deste edifício não é gratuita e comporta, na perspectiva da filosofia oriental, um simbolismo que vai para além da semelhança com o sinal caligráfico (o caracter do alfabeto chinês que significa "pessoas") com o qual se identifica.
Assim, o corpo que emerge da água é dedicado a actividades de cultura física, desportos, etc., e o corpo emergente da terra tem como destino actividades de "enriquecimento espiritual" - centro de conferências e outras. No ponto de encontro, onde o edifício se torna um só, situa-se um hotel de 1000 quartos! 250 000m2 de área construída...
http://www.youtube.com/watch?v=rdy0kamf-gY

02/12/2007

The comfort of Strangers

"Acordaram ao mesmo tempo, ou assim lhes pareceu, e permaneceram imóveis nas camas separadas. Por razões que já não conseguiam definir com clareza, Colin e Mary estavam amuados. (...) Ainda mergulhada no que restava dos seus sonhos, Mary virou-se de lado quando ele passou e fixou o olhar na parede.(...)
Mas conheciam-se um ao outro tão bem como se conheciam a si mesmos, e a sua intimidade assim à semelhança de malas em demasia, era uma preocupação constante; juntos caminhavam devagar, de uma maneira inábil, tomando lúgubres compromissos, atentos a delicadas variações de humor, desfazendo mal-entendidos. Individualmente não eram susceptíveis, mas juntos conseguiam ofender-se um ao outro de formas surpreendentes e inesperadas, o ofensor-isto tinha acontecido duas vezes desde a sua chegada- ficava irritado com a susceptibilidade excessiva do outro, e ambos continuavam a explorar becos tortuosos e praças inesperadas, imersas em silêncio.(...)
Ela amava-o, embora não nesse momento particular."
Ian McEwan 1981

01/12/2007

Este é o Mack o Super Camião dos Cars e os seus amigos, McQueen e companhia, retratados pelo Tiago, hoje.