25/09/2009

Um must!

Chegou-me há pouco por e-mail e partilho com quem ainda não conhece, o que há tão cool por aí (ou antes, "por ali"!) na arquitectura, no design, na musica, em lifestyle, e tantas outras áreas. Para explorar e sempre que possível "caçar"!
Inspirem-se em : http://www.thecoolhunter.net

23/09/2009

Desculpas!

21/09/2009

Bons começos.

Ao navegar na blogosfera e através do Biliotecário de Babel, encontro um blogger que lista uma série de "preciosos começos de livros". Para além de me abrir o apetite para novas leituras, senti-me desafiada a lembrar-me de alguns começos que, por alguma razão, não esqueci:

" Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo príncipio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que não sou autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo."
"Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis, Ed. Biblioteca Editores Independentes
( o exercício continua em breve)

20/09/2009

Bússola eleitoral

Em tempos de campanha, experimentemos uma bússola para testar a coerência das nossas opções. O resultado nem sempre é o esperado, nem coincidente com o nosso sentido de voto, o que é bastante divertido.

19/09/2009

Eu vou

Obrigado Marta

O refresh dos Links aqui ao lado está do melhor! Grandes Blogues que nos apresentas, sim senhora!!!

14/09/2009

Já só faltam 11 dias para o "2666"

«2666 foi concebido como uma câmara de ressonância da angústia humana.»The New York Times Book Review

Bom dia com frYars - The Ides

Mais uma música que o sobrecamara me apresentou.

13/09/2009

Nem bom vento nem bom casamento

"Não gosto dos espanhóis misturados com os portugueses. Não gosto dos espanhóis metidos na política portuguesa. Eu não tenciono resolver os problemas de Portugal em função dos interesses espanhóis." Manuela Ferreira Leite.
Cada vez mais me sinto mais alheada e cínica perante estes debates entre os lideres partidários, quando não dou por mim a dormir profundamente, pasmada à frente do ecrã, mas tenho que confessar que gostei de ouvir esta parte, preto no branco, sem concessões, sem meias palavras.

A fortuna de Matilda Turpin

"Porque logo desde o princípio, desde os primeiros momentos do mútuo apego físico, decidiram adoptar a ideia rilkiana de que o casamento consiste em duas solidões que se respeitam e reverenciam mutuamente. (...) Implícita pois, nesta noção de solidão em companhia, esteve sempre a ideia do possível desenvolvimento independente de cada um deles. (...) E de facto a questão foi que ao fim de quinze anos, talvez um pouco menos, se tinham transformado nessa figura paradoxal, growing closer and closer apart. E aconteceu que, sendo, como sempre tinham sido, inteligentes e autoconscientes, quando a bifurcação dos dois projectos de cada uma das solidões se tornou real, já não havia nada a fazer, nada a a acrescentar, já estava tudo dito. Então por absurdo que pareça não falaram do assunto." Álvaro Pombo, Ed. D. Quixote.
Muito interessante este romance que ainda ando a descobrir, o emocionante desmontar de uma complexa estrutura familiar, que gira obsessivamente em torno da figura da mãe, personagem apaixonante e original, repentinamente ausente levada por uma doença súbita, mas que assombra todos, com a sua presença ora invocada ora indesejada, mas sempre omnipresente. A morte provocando o desmoronar das relações familiares, a revelação dos segredos, o final confronto com a verdade, o vazio dos afectos, os ressentimentos, os retratos escondidos de Dorian Gray. A ler, sem dúvida.
Agora que cheguei ao fim, acrescento, foi uma leitura bastante divertida, com algumas reflexões muito interessantes, embora às vezes a profusão de referências literárias e filosóficas tornem o discurso um pouco frustrante e hermético, para quem como eu tem uma muito vaga ideia do romantismo alemão, do existencialismo francês do niilismo...etc, mas compensa claramente o esforço. O lado divertido é que, inesperadamente, sem nos apercebermos como, o livro revela-se um thriller psicológico sinistro e não paramos enquanto não chegamos ao fim, em estado de choque. De 0 a 10, dou-lhe 7.

Bom dia

Silver Jews "I'm Getting Back Into Getting Back Into You"

10/09/2009

Post Secret

Ainda a propósito de uma conversa recente, onde se revelaram alguns segredos. Hoje apresentaram-me um blog onde se revelam segredos há muito escondidos em forma de postal. Partilho convosco alguns, mas não os meus ...

(retirado daqui)

05/09/2009

Villa near Lisbon, Portugal by FRA G MENT OS

Villa near Lisbon, Portugal by FRA G MENT OS Posted using ShareThis Oh Teresinha, não sejas modesta, PARABÉNS!

A propósito de uma conversa recente...

Em que eu ligeira e estúpidamente, confessava alguma inveja do estatuto dos pais divorciados ou separados, no que toca à partilha de tempo e responsabilidades dos filhos, li agora mesmo um post muito, muito interessante e quiçá esclarecedor sobre o outro lado da moeda...puta de merda. É verdade, por um lado deve ser mesmo uma m... ter que obrigatoriamente deixá-los ir passar o fim-de-semana com o pai e sabe-se lá com mais quem, ter que os deixar sair debaixo das nossas asas protectoras, para os quinze dias de férias em que só se deve poder comunicar por telefone e a horas combinadas, ter que abdicar do controle absoluto, deixar de ouvir todos os risos e deixar de ter o exclusivo dos olhares e dos mimos, e do deitar e dos sorrisos bêbados de sono e das mãozinhas dadas ao adormecer e tudo o resto que não tem tamanho nem descrição e que é maravilhoso e único. Mas, recuperar algum espaço e tempo para nós, sem as constantes interferências e solicitações para tudo e mais alguma coisa, o sossego de não termos alguém completamente dependente, por quem temos que olhar de minuto a minuto, que nos absorve completamente, a quem só se consegue escapar na hora da sesta ou esmolando às avós o excelso favor de tomar conta dos meninos, ou pagando a baby sitters nas quais não se confia completamente, e que na hora da saída nos deixam um apertozinho no coração, e se... Não sei, dou por mim a olhar para a vida dos outros ( das outras, no caso) e não consigo deixar de invejar um pouco a LIBERDADE de quem pode atirar estes pequenos ditadores para os braços dos papás por um fim de semana que seja, fechar a porta e não ficar com réstia de culpa quando faz qualquer coisa tão extraordinária como ir à praia às horas que nos apetece, adormecer ao sol deitada na areia, ler um livro do princípio ao fim, levantar-se às tantas, e outras actividades ousadas e improváveis quando se é mãe de crianças pequenas.

04/09/2009

Foi há 10 anos

Espero conseguir encontrar Frésias ainda hoje, de regresso a casa. Apetece-me enchê-la deste cheiro fresquinho... é uma das formas mais puras de me ajudar a recordar aquele que foi, até agora, o dia mais feliz da minha vida!

03/09/2009

Algo está podre no reino....

A notícia do cancelamento do Jornal Nacional de sexta na TVI, que marcava amanhã o regresso de Manuela Moura Guedes, é um sinal do que se passa nos bastidores da baixa política neste país, não no reino da Dinamarca, claro. Mais um sinal da crise em que nos afundamos, será o tal pântano? A Manela (apesar de tudo) e o Vasco vão deixar-me muitas saudades.