21/09/2009

Bons começos.

Ao navegar na blogosfera e através do Biliotecário de Babel, encontro um blogger que lista uma série de "preciosos começos de livros". Para além de me abrir o apetite para novas leituras, senti-me desafiada a lembrar-me de alguns começos que, por alguma razão, não esqueci:

" Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo príncipio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que não sou autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo."
"Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis, Ed. Biblioteca Editores Independentes
( o exercício continua em breve)

2 comentários:

sophia disse...

Boa dica, fiquei com vontade de seguir para "O nariz" de NiKolai Gógol. Estou mesmo fascinada com os russos, não se fica a mesma pessoa depois de ler Tolstoi. Queremos mais e mais.

MCS disse...

Concordo, um excelente começo.
Aliás já está na forja para futura publicação.