15/04/2008

Les Contes d'Hoffmann de Offenbach

Ir ao Teatro Nacional S. Carlos, é para mim, reles mortal, motivo de alegria, sempre, (talvez pela raridade) mas sobretudo pela complexidade de estímulos que nos oferece um espectáculo de Ópera. Música, teatro, dança, cenários como só um teatro Nacional pode projectar, um enorme conjunto de artistas a trabalhar,sem paralelo nas Artes, para três ou quatro horas de intenso delírio dos sentidos. Não pertenço ao meio de maneira nenhuma, não sou uma iniciada, mas para a minha sensibilidade, que os reles mortais também possuem! espantem-se os críticos! ( particularmente os do Expresso), foi um bom espectáculo, não me despertou grande empatia a voz do tenor Jean-Pierre Furlan, achei-o mesmo sem brilho, cumprindo mas não convencendo,em contrapartida a mezzo-soprano Stephanie Houtzeel encantou pela belíssima presença e pela interpretação que deu à musa, a soprano Chelsey Schill provocou a absoluta hilariedade da assistência na sua interpretação da Olympia, boneca autómato, com uma voz magnífica,a soprano Maria Fontosh como Antónia, levou o o entusiasmo da plateia ao auge, e o baixo barítono Johannes von Duisburg, impressionou. Será duvidosa esta encenação de Christian von Götz? Não sei, na verdade, não tenho termos de comparação, não conhecia e gostei muitíssimo da peça. A história é verdadeiramente dramática e divertidíssima. Não será que as saudades de Pinamonti, turvam os sentidos dos nossos critícos, impedindo-os de apreciar as qualidades desta produção? Parece-me que sim, e lamento-o. Obrigado Tão!

1 comentário:

Teresa disse...

Estou a gostar cada vez mais de lêr as tuas criticas culturais!
A nossa Imprensa não sabe o que perde!!!
Relativamente a este espectáculo, não tenho mesmo mais nada a acrescentar, a não ser que de certa forma me fez reconciliar com com a ópera. A anterior que fui vêr - Rigoletto - tinha deixado muito a desejar...