27/08/2007

Rastreio Pré Natal Bioquímico

Já quase todos nós sabemos o que é e para que serve, mas acontecimentos recentes fizeram-me ter vontade de publicar este Post. Para quem passou um pouco mais ao lado por esta experiência, deixo-vos esta informação: O RASTREIO BIOQUÍMICO baseia-se no doseamento no sangue materno de substâncias produzidas pelo feto ou pela placenta permitindo assim ter uma noção concreta da sua produção durante essa gestação. Este doseamento permite corrigir o risco de uma mulher grávida com uma determinada idade poder ter um bebé com anomalias cromossómicas. Quando realizado no primeiro trimestre da gravidez e associado ao valor da translucência da nuca fetal que é determinado na ecografia realizada entre as 11 e as 14 semanas de gestação, este rastreio permite uma taxa de detecção de anomalias cromossómicas de cerca de 90%. No entanto, deve salientar-se que este é apenas de um método de rastreio que poderá indicar, em caso de risco elevado, a realização de uma amniocentese para se realizar o diagnóstico definitivo da anomalia. Quando fiquei grávida pela 1ª vez, a minha médica obstetra indicou-me, no meio do habitual rol infindável de análises, o rastreio pré-natal. Na ignorância, fiz o teste e não pensei mais no assunto. Com a minha idade (31 anos na altura) não tinha indicação para realizar a amniocentese. Quando me deu a noticia de que o rastreio tinha dado positivo, com risco acrescido para síndrome de Down, aconselhou-me então a fazer rapidamente a amniocentese, informando-me, só nesta altura, que este rastreio era meramente indicativo de uma probabilidade e que 5% dos resultados positivos vinham a revelar-se falsos positivos. Fiquei em pânico, cheia de ansiedade causada pela dúvida sobre o que fazer. A amniocentese, como técnica invasiva que é, representa um risco de 1% de aborto, mas a ansiedade de viver mais 5/6 meses uma gravidez, a pensar que o nosso bébé teria grandes hipoteses de nascer com uma má-formação grave (ou não...) seria demasiado violento. Isto para não falar dos efeitos nefastos que uma gravidez demasiado ansiosa pode provocar na mãe e no seu bebé. Sem grandes opções decidimo-nos pela amniocentese que felizmente correu bem e esperei ansiosa apenas até ao dia em que recebi o tão esperado telefonema a dar-me desta vez a feliz noticia de que esperava um rapaz saudável. Eu não tenho nada contra exames, análises, o que for necessário para ajudar a diagnosticar uma patologia e/ou estudar a sua cura. Do mesmo modo não condeno os pais que conscientes do risco, optam por fazer uma amniocentese no inicio da gravidez. Relativamente a este tipo de rastreios, que ainda dão tantos falsos positivos, ainda por cima para uma percentagem reduzida de má-formações, que não permitem que nenhum tipo de intervenção precoce as cure, acho que os pais têm o direito de ser informados da natureza dos exames a que se sujeitam e possiveis implicações (neste caso para obter a sua confirmação, o recurso a um método com risco de morte fetal), para que em consciência e dentro das suas convicções, possam fazer a sua opção. Na 2ª gravidez, e já devidamente esclarecida, fui eu que disse que não queria fazer o rastreio pré-natal embora não tenha prescindido de nenhuma consulta de rotina, exames e análises reveladores do meu estado de saúde e do do meu bebé. Não vi ansiedades nem dúvidas, não passei por momentos de remorsos, e tive felizmente mais um filho saudável.

Sem comentários: