31/08/2009

Vadiar com Larry e Somerset

Se há autor que sempre me acompanhou e a quem sempre regresso com um prazer redobrado, é Somerset Maugham. Em o Fio da Navalha, o carácter de Larry Darrell com a sua vida aventurosa dedicada na inquieta demanda interior de Deus ou da razão, sempre me fascinaram até à obsessão. Desde o início do romance que Larry apresenta simplesmente o seu destino de vida chocando tudo e todos, vadiar pelo mundo na busca de uma verdade que ele não sabe como, nem onde descobrir. Esta demanda alimentou na minha adolescência um ideal romântico de vida, quem poderia não se apaixonar pelo espírito livre, por aquele desprendimento no que toca às coisas terrenas, pelo ascetismo e espiritualidade, pela disponibilidade e abertura para aqueles que cruzassem o seu caminho, impossivel não nos rendermos. Diálogo entre Somerset himself e Larry quando jovem.
-Que procura? Hesitou durante alguns segundos. -Aí está. Ainda não sei ao certo. (...) -Bom, sabe que, quando uma pessoa não consegue fazer nada, faz-se escritor- disse eu rindo. -Não tenho talento. -Mas, então, que pretende fazer? Dirigiu-me um dos seus sorrisos radiosos, fascinantes. -Vadiar - respondeu.
"The man I am writing about is not famous. It may be that he never will be. It may be that when his life at last comes to an end he will leave no more trace of his sojourn on earth than a stone thrown into a river leaves on the surface of the water. But it may be that the way of life that he has chosen for himself and the peculiar strength and sweetness of his character may have an ever-growing influence over his fellow men so that, long after his death perhaps, it may be realized that there lived in this age a very remarkable creature."

W. Somerset Maugham, THE RAZOR'S EDGE

30/08/2009

E. Hemingway

Encantada, com o seu romântico "O adeus às armas"!

28/08/2009

Sacanas sem Lei

Depois de Kill Bill, Pulp Fiction e Cães Danados, sei perfeitamente qual vai ser o 1º filme com que vou estrear a rentreé. Já tenho saudade de um Tarantino e sei que este vai ser um tiro certeiro!

26/08/2009

W. Somerset Maugham, sempre!

"Porque eu tenho a deplorável faculdade de ver os meus próprios absurdos e descubro em mim uma infinidade de coisas que me fazem rir, inclinando-me a pensar que será essa a razão de eu ver as pessoas - se é verdade o que amiúde leio e ouço dizer a meu respeito - sob uma luz menos lisonjeira que muitos autores a quem falta essa malfadada idiossincrasia."
in Prefácio de "Destino de um Homem"

21/08/2009

Sinal inequívoco da Crise, o Hamburguer

"Como-os sem receio e com algum prazer, confesso." Maria de Lourdes Modesto, a diva da gastronomia tradicional portuguesa. E na versão mais inesperada: a dos irmãos McDonald's. em i online
Os deuses devem estar loucos, porque nós, simples mortais, claro que podemos ser viciados em hamburgueres, é geracional, não temos responsabilidade nem culpa, mas a nossa Maria de Lourdes Modesto? Referência maior da cozinha das nossas mães e avós lado a lado com o Pantagruel. Depois de um livro de cozinha vegetariana, só faltava mesmo a confissão do vicío, o hamburguer! Agora sim, o país afundou-se definitivamente na Crise.

19/08/2009

De manhã o jardim é meu

Meu, meu e só meu! Numa manhã luminosa como esta, a luz faz resplandecer o rio como um espelho e eu esqueço-me dos pensamentos negros sobre o indizível que é estar em Agosto em Lisboa quando toda a gente está para fora a banhos. Crise? A cidade está abandonada aos estrangeiros e aos velhos. Velhos e velhas, e cães, e eu e o meu bebé. Aqui, encostada a um banco de madeira, com ele pendurado e entretido a seguir o vôo dos passarinhos ou o estremecer das folhas com a brisa de Verão, olho para a frente e vejo o mar da palha sem fim, olho para o lado e lá está a cúpula gigante de pedra branca, panteão dos grandes e artistas, mais atrás uma mole imensa, imponente e dominadora a lembrar os Filipes, está S.Vicente de traça maneirista, também panteão mas real, lá para trás o mercado de Sta. Clara, duvidosamente renovado e tristemente vazio, uma frente de casas apalaçadas e prédios antigos completam o ramalhete. O jardim é meu e foi arranjado a pensar em mim e nesta nova vida em que me encontro e nos primeiros passos que se avizinham e no triciclo e na primeira bicicleta que se seguirão. Claro que o partilho com dois ou três velhos, alguns estranjas e camones extasiados que caíram do céu aqui e não sabem como cá vieram parar, mas excepção feita às terças e Sábados em que a zona é invadida pela Feira da Ladra, apodero-me dele todas as manhãs com um sentimento de feliz proprietária e dou-me ao luxo de acreditar que é verdade, que as manhãs de Agosto no jardim me pertencem, pelo menos enquanto este belo segredo assim se mantiver.

16/08/2009

Poderá o skype acabar?

Por favor, nãaaaaaaaao! Ver a triste notícia aqui.

05/08/2009

Sobre o estado de Felicidade

Vale a pena ler este post escrito por Sofia Vieira! http://controversamaresia.blogs.sapo.pt/199158.html

01/08/2009

e ...

... quando não somos nós a furar a tela do cinema, mas uma cena de filme a espreitar à porta da nossa realidade ?