13/10/2009

Encompassing the globe até 1 de Novembro

WASHINGTON, 2007, June 22—“ A little-known fact: A version of the Internet was invented in Portugal 500 years ago by a bunch of sailors with names like Pedro, Vasco and Bartolomeu. The technology was crude. Links were unstable. Response time was glacial. (A message sent on their network might take a year to land.)”
Encompassing the Globe - Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII.
A exposição que está no MNAA, concebida pelo Smithsonian Institution, Washington DC , é excepcional, para nos elevar o moral e vermos e revermos algumas das maravilhas da nossa história dos Descobrimentos. Não consigo decidir quais os objectos que mais me deslumbraram, se os marfins africanos, se o menino Jesus de marfim do Japão, se os requintados e deslumbrantes biombos Namban, se os mapas e planisférios. Absolutamente imperdível, de 0 a 10, tem 10 valores com distinção.
Fui vê-la num Domingo de eleições, e duas coisas me espantaram, primeiro a boa surpresa, a inusitada afluência de gente a contrastar com o vazio habitual do MNAA, quando cheguei ao fim do percurso a multidão acotovelava-se para conseguir vislumbrar uma nesga de qualquer coisa por entre cabeças! Claro que a colecção do museu encontrava-se às moscas, salvo um grupo de nórdicos, todos com dois metros e tal, que irritantemente em bloco, impediam a visualização das Tentações de Santo Antão, paragem obrigatória e reverencial, e o segundo (e triste ) motivo de espanto foi o lamentável estado de decadência do jardim, imperdoável.

Sem comentários: