12/12/2008

Parabéns Arquitectos Portugueses - Prémio Pessoa 2008

Carrilho da Graça é o segundo arquitecto a receber o prémio Pessoa, o primeiro foi Eduardo Souto Moura em 1998, que nem por acaso faz parte do actual júri. É um prémio da dita sociedade civil, que premeia um percurso individual com contribuição relevante nas áreas artísticas, cientifícas, literárias , etc..
É merecido pelo percurso como professor ( ainda no meu tempo de Universidade Técnica no Chiado, antes de sair na "purga" do excelso Taveira, director na altura), e como arquitecto, com uma obra vasta e muito interessante, já com alguma dimensão internacional. Relembro uma divertidíssima visita de estudo a Portalegre à volta de algumas obras do Carrilho da Graça, orientada pelo arq. João Rodeia, nosso professor de Teoria da Arquitectura, em que me impressionaram bastante as piscinas municipais de Campo Maior, muito no espiríto corbusiano, emoldurando a paisagem alentejana, já lá vão quase 20 anos! Gosto muito do espaço do Pavilhão do Conhecimento dos Mares, particularmente do percurso do acesso exterior feito pela rampa encerrada no pátio quadrado, o mais recente espaço museológico do Museu do Oriente, não me convenceu particularmente, para além da cenografia dos espaços expositivos, que é feita através da manipulação em forte contraste, da luz e da sombra. Magnífica é a intervenção depurada no Palácio de Belém. Vale a pena conhecer a obra deste autor, honra seja feita também a Lisboa e aos seus arquitectos.
Já agora, um pormenor surpreendente, será que J.L.Carrilho da Graça, trabalha orgulhosamente só? É que não consigo vislumbrar uma equipa de trabalho na sua apresentação... Notável para uma obra de "autor" tão vasta! A sociedade civil espanta-se e rende a merecida homenagem!

1 comentário:

João Amaro Correia disse...

não sei se será assim tão merecido.

http://khiasma.blogspot.com/2008/12/portugal-ps-moderno.html


j