10/12/2008

A Mãe Natureza e a ciência na hora H

E quando a médica de saúde materno-infantil, nos olha nos olhos e diz com uma expressão prenhe de significados indecifráveis... A hora aproxima-se, não é verdade? Está na sua cara!
O meu mundo tremeu! Habituada a ouvir destas, todos os dias, logo pela manhã, enquanto me passeio no mercado de rua, entre couves e flores, nabos e laranjas, carapaus e sardinhas a luzir por entre cubos de gelo a derreter.. Oh D. Sofia! Está para já! Barriga larga é rapariga, barriga prá frente é menino! Que a sua hora seja curta, e lá vem o relambório das desgraças próprias, das amigas, vizinhas e conhecidas...Tudo temperado com muita mão na ilharga, gritos, palavrões (de fazer corar as pedras da calçada!) e gargalhadas festivas!
Lembro-me logo de outras histórias divertidas, da minha mãe urbano depressiva que num acesso nostálgico de outra vida, sempre disse que uma das minhas irmãs nasceu em simultâneo com os bezerros e os cordeiros na quinta da minha avó, que é na mudança de lua, basta consultar o calendário! Do pai da criança que dando cotoveladas cúmplices à médica, me assegura que naaaaaão, que está tudo muito normal!...Claro que é nas luas, ÓBVIO! Está tudo explicado no almanaque Borda de Água....já agora!
Na verdade, por muito que me esforce por ter uma atitude racional, não consigo espreitar o calendário com as mudanças de marés e a sua influência nas luas e nos animais...o que de certa forma me encanta e assusta, Mãe sob influenza da mãe natureza! Mães, mulheres e fêmeas parindo em simultâneo no mesmo chamamento universal... Por muito assépticos que sejam os nossos hospitais e enfermarias, berçários e técnicos de saúde, por debaixo das batas e atrás da pose científica, basta procurarmos um pouco, e encontramos ares de..., calendários lunares, influências astrais, palpites e uma parafernália de delícias de outro mundo.

2 comentários:

Teresa disse...

...não consegues espreitar, ou não consegues deixar de espreitar o calendário das marés, luas e outras forças da natureza que tais?

Olha, pelo sim pelo não regista:
- amanhã, sexta feira vamos ter noite de lua cheia:)
- convém teres a malinha pronta!
- Just in case...

sophia disse...

NÃOOOOOOOO....!