08/07/2008

Leituras

O caos instalado em minha casa e a impossibillidade de descobrir o livro que estava a a ler fez com que pegasse novamente num daqueles livros pequeninos da colecção Livros RTP. Desta vez comecei pelo primeiro, Maria Moisés de Camilo Castelo Branco que faz parte de"As Novelas do Minho" ( 1857-1877).

Não posso deixar de partilhar convosco esta passagem genial , que li e reli umas dez vezes com crescente emoção:

" A estupidez é mais valente que a morte. Se falta a luz que adelgaça e rompe a treva do homem bárbaro, à mistura com a velhacaria que a civilização lhe tem dado , o cérebro e o coração são empadas de massa inerte, umas substâncias granulosas ou fibrosas contidas em sacos membranosos. Não há nada de mais bestial que o homem sem alma que se faz na educação. A mulher já não é assim. A maternidade é uma ilustração que lhe dá a intuitiva inteligência do amor e das grandes tristezas. Essas, em toda a parte, a chorar, são mulheres; e, ainda na derradeira curva que atasca em lama a espiral da degradação, é-lhes concedido remirem-se pelas lágrimas."

2 comentários:

Teresa disse...

Deve ser por isso que eu, que sempre fui uma mulher TÃO racional, oiço, e não resisto a seguir tantas vezes a minha intuição que desconfio ter também em demasia, especialmente desde que fui mãe pela primeira vez...

ps: fiquei "preocupada" com esse caos...espero que seja só enquanto esperam pelas estantes!

sophia disse...

O caos é um desafio à imaginação, já te levou a esta bela redescoberta!
Se não fosse o caos não terias voltado a Camilo...