31/07/2007

Não, não e não.

O editorial do Diário de Notícias de hoje diz-nos que: "O Tribunal de Felgueiras pronunciou ontem Fátima Felgueiras por oito crimes no processo que envolve o extinto Futebol Clube de Felgueiras e a Câmara Municipal de que é (e era, à altura dos acontecimentos) presidente. Sete por participação económica em negócio e um por abuso de poder na forma continuada. Em Portugal, ser-se arguido não é indício de nada. Foi por essa infeliz constatação que Fátima Felgueiras, apesar de uma fuga comprovada à justiça, ganhou novamente a autarquia. Mas depois de ontem, e mantendo intacta a presunção de inocência a que tem direito, é inadmissível continuar em funções." (sublinhados meus). Como só "depois de ontem"? Como só "depois de ontem" se houve uma anterior "fuga comprovada à justiça"? Como só "depois de ontem" se houve uma anterior "fuga comprovada à justiça", televisionada em serviço público - pago por todos nós - diariamente? Alguém que me explique muito devagar, por favor.

Era bom, era.

Obrigado Marta, por não te passar pela cabeça que alguém possa ser socialista ou defender um qualquer outro autoritarismo (os dois outros quadrantes em falta no teste).

Seremos Liberais ou Conservadores?

Moral Politics , é um teste que pretende posicionar-nos no espectro político através dos nossos valores morais, não demora mais de 5 minutos. Faça o TESTE aqui.

Newseum

A Internet proporciona estas coisas maravilhosas. Agora podemos "folhear" as capas de todos os jornais do Mundo, da Folha de São Paulo ao Moskovskaya Pravda aqui .

Temática Psi - I

Porque gosto e talvez porque precise, vou começar a postar algumas coisas sobre psicologia. Para que fique registado, a minha orientação é Freudiana, por mais demodé que possa parecer...

O que me proponho fazer como ponto de partida para esta longa conversa sobre psi, é partilhar com vocês uma resposta que um menino de 11 anos deu a Melanie Klein ( psicanalista austríaca) na última consulta quando ela lhe perguntou porque é que ele achava que já não precisava vir mais e ele respondeu “ Porque já consigo imaginar que faço...”. - é sobre esta capacidade de imaginar que estamos a falar quando falamos de saúde mental. - continua no próximo post.

30/07/2007

Água

Recentemente, li num blog http://www.argumentario.blogspot.com/ um post sobre uma experiência realizada por um investigador Japonês que estuda concretamente a estrutura molecular da água. Sabe-se que águas diferentes apresentam cristais diferentes. O que ele fez, foi montar uma experiência em que sujeitando a mesma água a estímulos mentais diferentes, a sua estrutura passa a apresentar cristais diferentes. Carla esta vai direitinha para ti. Gostava que comentasses...

“um sorriso nos olhos da Alma”.

“Dizendo isto, Chang deitou-me uma amostra do olhar taoista e percebi logo o que queria dizer. Era um pequeno olhar imenso, cheio de descaramento e insolência, de ironia e de riso. Era um olhar de cumplicidade sardónica – cheio da consciência divertida e oblíqua de quão precioso é o que não pode ser dito. Era como que a primeira ligação entre seres humanos, ao reconhecerem a sua aliança dentro do processo universal.”
Estou a relêr este livro de Lawrence Durrell. Pequenino, mas denso. Daqueles que se lêm devagar, e que nos deixam a pensar, pela noite e pelo dia seguinte, até se lhe voltar a pegar, novamente devagar. Sabe bem, em tempo de férias!

29/07/2007

Hoje sim.

Foi dia santo na loja. Obrigado Ana e Pedro. ps: já pouco é como era: as miúdas estão a envelhecer muito melhor que nós, repararam?

28/07/2007

O azeite e a água.

No seu texto desta semana no Público, Manuel Alegre mais não faz do que misturar "liberdade" com "estado social". Tenho o maior respeito por quem queira e lute por ter os dois. Alegre devia respeitar a inteligência de quem só quer a primeira.

Ele que não fale é com Juppé.

"M. de Villepin ne peut plus rencontrer Jacques Chirac Le nom de Jacques Chirac figure au beau milieu de la liste des personnalités que Dominique de Villepin s'est vu interdire de rencontrer dans le cadre du strict contrôle judiciaire que les juges Jean-Marie d'Huy et Henri Pons lui ont imposé, vendredi 27 juillet. En assortissant de cette mesure la mise en examen de l'ancien premier ministre, notamment pour "dénonciation calomnieuse", les deux magistrats s'orientent clairement vers la thèse d'une manipulation politique dans l'affaire Clearstream." (Le Monde, 28.07.07). No mesmo artigo, mais à frente, podemos ler: "«En affirmant qu'il a agi en tant que ministre, il désigne sa hiérarchie donc le chef de l'Etat», observe l'un des proches de l'ancien président. Bernadette Chirac a toujours pensé qu'en cas de difficultés, «Villepin n'aurait pas les nerfs de Juppé»." Depois ter reduzido o FN à sua mais ínfima expressão (espero que por muitos e bons anos) e de ter colocado o PSF à deriva (por outros tantos), numa campanha em que, imagine-se, disse o que acreditava (e não o que um dos mais conservadores colégios de eleitores da Europa queria ouvir), Sarkozy arrisca-se a ver o seu verdadeiro adversário - a tralha gaulista - em sérios apuros. A V República morreu. Viva a VI República.

Contradição nos termos?

Porque é que um liberal votou no Bloco nas últimas eleições? 1- Porque foram eleições autárquicas e, em rigor, não há câmaras de esquerda e de direita, há câmaras bem e mal geridas; 2-Porque se há formação política (com vereador eleito) que é completamente alheia e não tem rigorosamente nenhuma responsabilidade no "estado a que isto chegou", é o Bloco; 3-Porque no nosso anacrónico e absurdo sistema eleitoral autárquico, os vereadores eleitos que não sejam pelo partido mais votado (e com este não se venham a coligar) são oposição e têm na vigilância a sua principal função (que evidentemente deveria pertencer à Assembleia Municipal, mas não pertence); 4-Porque em Lisboa, o candidato é maior que o partido; Sá Fernandes é o único independente que não precisa de o ser contra os partidos, que ou não os escolherem, caso de Roseta, ou o afastaram, caso de Carmona; 5-Porque foi, ao meu conhecimento, o único político que fez aquilo que é do mais elementar civismo - e um dever - quando, alegadamente, o tentaram corromper: ir à Judiciária; 6-Porque fazer uma leitura nacional de eleições autárquicas é fazer da cidade e dos seus munícipes um mero instrumento, um meio e não um fim em si mesmo, o que é trágico; 7-Porque é o único candidato que propõe uma visão para a cidade, o Plano Verde, pedido de empréstimo a Ribeiro Telles; 8-Porque não concebo que o problema do trânsito numa das principais entradas da cidade seja resolvido com uma solução da primeira metade do século passado, isto é, que seja esventrada por num túnel que desagua no seu coração; 9-Porque não concebo não exercer um direito e, importante, cumprir um dever; 10-Por exclusão de partes.

27/07/2007

A vida como ela é III

Hei, Marques Mendes, a Srite tem uma coisa para te dizer.

A vida como ela é II

Hei, Marques Mendes, a Sprite tem uma coisa para te dizer.

A vida como ela é I

Hei,Marques Mendes, a Srite tem uma coisa para te dizer. (nuno)

Olá pessoal já cheguei e mais não sei o quê.......é só um teste malta.....eu depois logo publico um papo super cabeça.

Boas Férias

Rita

Famous Five opening theme

26/07/2007

A Natália também faz falta

Uma deputada do PSD Madeira, Rafaela Fernandes, defendeu que a "função das mulheres é a procriação". É por ainda existirem pessoas de tamanha tacanhez que Natália Correia nos faz muita falta, cito por isso a sua célebre resposta uma afirmação semelhante:

"Já que o coito/ - diz Morgado/ -tem como fim cristalino/,preciso e imaculado/fazer menina ou menino;/e cada vez que o varão/sexual petisco manduca,/temos na procriação/prova de que houve truca-truca./Sendo pai só de um rebento,/lógica é a conclusão/de que o viril instrumento/só usou - parca ração! -/uma vez. E se a função/faz o órgão - diz o ditado -/consumada essa excepção,/ficou capado o Morgado. ( Natália Correia - 3 de Abril de 1982 )

Mapa, Gil Heitor Cortesão

Ou o céu como ecrã. Aqui. nuno

'Tá bonita a festa, pá.

«Festa do Avante! sob o signo da revolução russa O PCP vai evocar na Festa do Avante deste ano, marcada para os dias 7, 8 e 9 de Setembro na Amora, concelho do Seixal, os 90 anos da revolução de Outubro, assinalando a criação do "primeiro Estado proletário do mundo". A revolução russa será tema de uma das duas exposições do Pavilhão Central na 31ª edição da festa, cujo programa foi ontem apresentado em conferência de imprensa, na sede do PCP.» (Público; 26.07.2007). Aguardo pela t'shirt comemorativa. nuno

A nossa Cossoul.

"A manhã volta sempre", teatro-dança, a partir de Emma Santos e Enzo Cormann. Quinta, Sexta e Sábado pelas 21.00h , na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Na Av. D. Carlos I, 61 - 1º e aqui. nuno

Temos patroas.

Pela sua prolífera produção, as meninas da companhia dos telefones são já a revelação do dia santo na loja. nuno

O Estado do Mundo....menos mau com iniciativas como esta. Concerto a não perder

Daniel Barenboim - 7 de Agosto às 20h no Grande Auditório da Gulbenkian. “Em colaboração com o Serviço de Música, no âmbito das comemorações do cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian, o Fórum Cultural O Estado do Mundo apresenta o Maestro Daniel Barenboim a conduzir a West-Eastern Divan Orchestra. A ideia da West-Eastern Divan foi concebida em 1999 pelo músico israelita Daniel Barenboim e pelo intelectual palestiniano Edward Said, falecido entretanto. (……..) A West-Eastern Divan não é apenas um projecto musical, mas também um fórum para o diálogo e reflexão sobre o problema Israelo-palestiniano. Através dos contactos interculturais estabelecidos pelos artistas, o projecto pode ter um papel importante no ultrapassar das diferenças políticas e culturais entre países tradicionalmente rivais. Neste modelo, uma orquestra serve como um bom exemplo de uma vivência democrática e civilizada. A base da orquestra é formada por músicos israelitas e árabes em igual número, a que se juntam intérpretes andaluzos. (……)” (http://www.estadodomundo.gulbenkian.pt)

Berlim II - as portas

Berlim I - os graffitis

25/07/2007

Que o Berardo nunca perca um braço.

Não consegui não postar no primeiro dia santo na loja. É bom estar aqui convosco.

Participem

http://oplanetaagradece.blogs.sapo.pt/

Julia Pinheiro

Malta, é mesmo bom termos um sitio para convesar. Parabens Martocas pela iniciativa. No entretanto, partilho uma ideia que me indignou ontem: A Júlia Pinheiro, com um cargo de responsabilidade na TVI, e apresentadora de vários programas de grandes audiencias na mesma, anda a fazer campanha publicitária para uma das variadas instituições de credito imediato. Estas, como sabemos, são verdadeiras sanguessugas dos pobres, uma vez que ao permitir pagar prestações baixinhas, baixinhas, agarram os menos informados / os mais necessitados a contratos com juros que rondam os 30%. Acho inacreditável que uma pessoa "supostamente" bem informada, e "supostamente" a grande amiga de todos os portugueses , a que ouve as histórias de miséria que nos fazem chorar a todos e a que usa os seus dotes pessoais de apresentadora para criar uma enorme onda de empatia / simpatia naqueles que a seguem - e são muitos- se aproveite do Zé Povinho para ganhar mais uns trocos para comprar uns trapos horrorosos com que disfarça a gordura.

A Ver

Pessoal é a primeira fez que faço isto, não está a custar nada...é apenas um teste. Parabéna à Marta... és grande miuda.

Weeds Series Opening

A ver na RTP2, uma nova série, segundas ás 22h30m.