18/11/2007

Temporada de música na Gulbenkian

Voltei, nas duas últimas quintas-feiras com o meu pai aos concertos na Gulbenkian. Quando éramos miúdas (adolescentes) os meus pais que sempre seguiram o hábito de assistir regularmente aos concertos da temporada, compravam 3 bilhetes, e à vez, lá nos íamos revezando para os acompanhar. Esta prática, não me trouxe um maior conhecimento musical, mas deixou-me memórias que se traduzem em emoções, sensação de bem estar, amplo relaxamento e também uma boa prática de “higiene mental”. Agora voltei a sentir tudo isto outra vez. A somar ao excelente concerto de excertos de Mozart, interpretados pela Orquestra Gulbenkian a par com solistas de renome internacional, da interpretação de um Requiem de Verdi perfeitamente avassalador (coro, orquestra e solistas convidados), e de apreciar por ambas as vezes o violinista Vienense convidado, Florian Zwiauer que me prendeu a atenção a maior parte do tempo, estive sentada naquele que é para mim - e provavelmente sempre será - o mais bem desenhado auditório que conheço.

Esta sala em particular, assim como todo o edifício projectado pelos arquitectos Ruy Jervis dÁthouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa, inaugurado em 1969 e distinguido com o Prémio Valmor em 1975, reúne, na sua perfeita adequação à escala humana, relação forma/função, conforto e economia estética, o que na minha opinião, temos de melhor ao nível de património arquitectónico moderno, em Portugal .
Não é só pela música que gosto de ir até lá, mas vale a pena estar atento ao Programa.

2 comentários:

sophia disse...

Teresinha fizeste-me morrer de saudades dos velhos tempos da minha adolescência em que tinha por hábito na abertura da temporada comprar uns preciosos bilhetes para concertos atentamente estudados na programação. O grande auditório da Gulbenkian tem o ambiente perfeito, é para mim A REFERÊNCIA em auditórios.Particularmente no conforto acústico e na belíssima parede de fundo do palco que permite a comunicação visual com o jardim e o lago. Bem haja ao melhor que se fez na arquitectura em Portugal no século XX.

Marta disse...

Teresinha, é de facto um espaço extraordinário. Tive o prazer de há 3 semanas ir assistir ao concerto comentado para crianças " A minha mãe Ganso" de Gershwin e ao entrar no auditório às 16h da tarde num dia de sol radioso deparo-me com o seguinte cenário - uma orquestra a pairar no maravilhoso jardim da Gulbenkian. Vale, de facto, a pena !