24/10/2007

Poemas da Mentira e da Verdade

Acho que é o primeiro texto que escrevo na condição de Mãe. Escrevo-o porque me sinto quase na obrigação de partilhar este prazer que foi descobrir os livros de Luísa Ducla Soares com a minha filha.

Luísa Ducla Soares escritora de livros infantis tem mais de 80 livros publicados, tendo sido galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996.

A forma como ela brinca com a nossa língua, os jogos de palavras e o olhar fantasioso e criativo da realidade, fazem com que as suas histórias sejam verdadeiros apelos à imaginação. Os meus contos preferidos são: "A menina verde", o " Senhor das barbas" e os " Poemas da Mentira e da Verdade". Este último, utilizando o nonsense como técnica narrativa proporciona boas risadas conjuntas com a minha filha, deixo-vos algumas linhas de um poema da mentira: "

"Visitou uma cidade

que andava a fazer o pino,

onde as igrejas dançavam

equilibradas no sino.

Quando voltou ao castelo

no meio do olival

viu carapaus a voarem

e nuvens a chover sal."

2 comentários:

Teresa disse...

"Todos sem comprar bilhete,
viajam no tempo afinal,
na América, no Japão,
na Rússia em Portugal.

Aproveita bem o tempo,
que ele não faz marcha atrás.
Que vais tu fazer do teu tempo?
De que serás tu capaz?"

"Antes, Agora e Depois"

Este livro que nos deste, já não sei há quanto tempo, também da Luisa Ducla Soares, ainda está entre os nossos favoritos!

Anabela et Jean Paul Duflot disse...

a leitura que eu fiz a uma sobrinha de dois dos livros:"Menina Verde" e "Senhor das Barbas" me deixaram encantada.