13/04/2009

Males da modernidade.

" ... fui à janela indagar da noite por que razão os sonhos hão de ser assim tão ténues que se esgarçam ao menor abrir de olhos ou voltar de corpo, e não continuam mais. A noite não me respondeu logo. Estava deliciosamente bela, os morros palejavam de luar e o espaço morria de silêncio. Com eu insistisse, declarou-me que os sonhos já não pertenciam à sua jurisdição. Quando eles moravam na ilha que Luciano lhes deu, onde ela tinha o seu palácio, e donde os fazia sair com as suas caras de vária feição, dar-me-ia explicações possíveis. Mas os tempos mudaram tudo. Os sonhos antigos foram aposentados, e os modernos moram no cérebro da pessoa." Machado de Assis em " Dom Casmurro". Em momentos como este é que percebo o terrivelmente conservadora que sou. Quero de volta a ilha dos sonhos e dos amores.

Sem comentários: