27/12/2008

O que sobra do meu Natal!

A mesa impecavelmente posta e o cheiro intenso da sopa de Natal - a sopa de bacalhau e couves, que a minha avó materna fez para o meu avô no 1º Natal pós casamento e que se tornou tradição na família, hoje, divinalmente assegurada pela minha mãe .
Lá longe, ficaram os jantares do dia 24 a acabar a tempo de não perder a Missa do Galo, com o seu cheiro a incenso, a naftalina e a perfumes doces. O regresso a casa e o sapatinho colocado no presépio com uma oração antes de ir para a cama. A alegria da manhã do dia 25, a passagem pelo café na Versailles e o almoço na outra família. E ainda, tempo a sobrar para acabar o Natal entre amigos!
Porque é que agora é tudo a correr ?, desde os preparativos, as refeições, a abertura dos presentes, os dedos arranhados de tantos arames desemaranhados, “arrumar a trouxa” e voltar para casa carregada de plástico e pilhas, tantas pilhas e que nunca chegam, respirar fundo e começar tudo outra vez no dia seguinte… Eu só pergunto, meu Deus, quando é que vou conseguir passar para os meus filhos a magia do Natal que eu vivi antes deles?! Angustia-me pensar nisso porque estou convencida que assim não vou lá…

4 comentários:

Beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz disse...

Porque não tínhamos pressas, tal como eles não têm, porque jantávamos num lado e almoçávamos noutro, tal como hoje, porque os brinquedos quase não tinham pilhas (agora já têm, quase todos..). Mas não te preocupes, porque por mais cansativo que possa ser para nós, a magia do Natal, embora diferente, tem, e disso tenho eu a certeza, a mesma intensidade!

P.S. Era a vozinha do Diogo a chamar a minha atenção para o presépio?!!

Anabela et Jean Paul Duflot disse...

Teresa,gostei muito de a conhecer e o seu artigo sobre "o que sobra do Natal" e muito bonito tenho a certeza que apesar da nossa sociedade ser um poco diferente a Teresa vai conseguir transmitir aos filhos a Magia de Natal. Bom Ano Novo para si Anabela

Teresa disse...

Espero que tenham razão, que mesmo que a minha magia se vá perdendo (ou transformando...) eles vão desenvolvendo a sua, se calhar aconteceu isso com os nossos pais, à sua maneira, e nós também não demos conta não é?

Anabela, também gostei muito de a conhecer, de tanto ouvir falar de si...obrigada pelo seu comentário!
Bom Ano!