02/11/2007

Quarto da criança e a confusão de espaços

Constantemente na minha vida deparo-me com esta realidade, muitos dos meus amigos dormem com os seus filhos no quarto, senão toda a noite pelo menos uma boa parte dela. E sempre que isto acontece sinto-me na obrigação de fazer o discurso psi e percebo que é completamente desadequado, não sei se pelo enquadramento emocional destas conversas se pela personalização da situação. Assim com o recuo que a escrita obriga e o blog cria, aqui vai um post a pensar nestas crianças:

O quarto da criança representa o espaço íntimo e privado da criança, facilita a construção de um “íntimo”, da capacidade de pensar, de expressar as emoções, de ter sonhos bons ou maus, de ter medo dos fantasmas e das bruxas mas também de vencer todos esses medos.

Este espaço é onde a criança vive o confronto com a frustração, a solidão e a angústia na noite imensa, onde se sente pequeno e indefeso. Ser capaz de elaborar estes confrontos é indispensável ao desenvolvimento de uma criança em homem ou mulher saudável. Como diria a psicanalista Teresa Ferreira “ Evitá-los à criança é amputá-la do seu maior valor interior – cortar-lhe as asas do pensar”.

1 comentário:

Teresa disse...

Eu, pela minha parte enfio a carapuça!

Mas também não posso deixar de comentar, que dos meus dois filhos, o que mais cedo aprendeu a adormecer sosinho e assim permanecer toda a noite é exatamente o que mais dificuldade tem em elaborar situações de conflito e superar as frustrações!

Dá que pensar...