16/10/2007

Guerra Colonial

Num país onde teimamos em recalcar os acontecimentos marcantes da nossa história, onde a "não-inscrição" dos acontecimentos é um acto de sobrevivência, fazia falta uma série sobre a Guerra Colonial. Joaquim Furtado vem colmatar esta lacuna com a série "Guerra".

O documentário percorre de forma cronológica 13 anos de conflitos nas antigas colónias portuguesas. Resulta de uma pesquisa aprofundada de Joaquim Furtado, que ao longo de oito anos, viu mais de seis mil filmes, oriundos, nomeadamente, dos arquivos da RTP, dos serviços de audiovisuais do Exército, muitos arquivos particulares e realizou cerca de 200 entrevistas a protagonistas dos vários lados do conflito.

Para ver hoje na RTP 1 às 21:00h.

3 comentários:

sophia disse...

Foi interessantíssimo o Primeiro episódio. Talvez houvesse quem desconhecesse em absoluto o maior massacre de europeus feito em África, e a crueldade terrível do acontecimento (corpos mutilados,desmembrados,cabeças decepadas,mulheres crianças,violadas e assassinadas,...Tudo à catanada e seguindo instruçõs claras, " cortar as árvores que fazem sombra às aldeias...) completamente assumida pelos chefes da UPA em toda a sua dimensão. E a coragem dos colonos e seus colaboradores bailundos, que apesar das baixas, e sem preparação nem armas ficaram para defender as suas propriedades e as suas vidas. Porque afinal, como ficou bem claro, era de territórios portugueses e de Portugueses que se tratava. Episódio fundamental para a compreensão da chamada Guerra colonial. A não perder.

Teresa disse...

Subscrevo ABSOLUTAMENTE!
Para além do rigor documental e dos depoimentos, uma edição e montagem que me manteve presa ao ecran o tempo todo.
Se não fosses tu Marta, tinha perdido o primeiro episódio. Agora vou tentar não perder nenhum até ao fim.

Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.