01/10/2007

Dia Mundial da Arquitectura

" O espaço é um dos maiores dons com que a natureza dotou os homens e que, por isso, eles têm o dever, na ordem moral, de organizar com harmonia, não esquecendo que, mesmo na ordem prática, ele não pode ser delapidado, até porque o espaço que ao homem é dado organizar tem os seus limites físicos, facto pouco sensível, por exemplo, na escala do objecto mas já extraordináriamente sensível na escala da cidade ou da região. A delapidação do espaço que poderemos clarificar de pecado contra o espaço, constitui, porventura, uma das maiores ofensas que o homem pode fazer tanto à natureza como a si próprio e da existência desta possibilidade de acção negativa, em contraste com a possibilidade de uma acção positiva, resulta o drama do homem organizador do espaço, drama que constitui garantia de que esta é uma das mais altas funções que o homem pode atribuir-se." in "Da Organização do Espaço" - Fernando Távora 1962

4 comentários:

Marta disse...

Até que enfim um post de arquitectura neste blog! Obrigado Teresinha.
Tenho que confessar que considero esta afirmação um pouco exagerada ao considerar a organização do espaço como o maior dom Homens, mas enfim deve ser porque não sou arquitecta...

Teresa disse...

Marta, eu nunca subscreveria um texto que afirmasse uma coisa dessas!
Permite-me a correcção:
O que o Fernando Távora escreveu foi "O espaço é um dos maiores dons com que a natureza dotou os homens..." e mais à frente, relativamente à organização do espaço "...esta é uma das mais altas funções que o homem pode atribuir-se."
Não deixa de ser um bocadinho forte, mas acima de tudo responsabiliza o arquitecto. Pareceu-me apropriada ao dia de ontem.
bjs

Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sofia Figueira disse...

Delapidação do espaço... e da paisagem ...,ou a arte de ser português! Pecados mortais da condição desta república Destinada ao Progresso( ou será "pogresso"?)
Teresinha e mestre Távora, Sempre!