07/09/2007

50 anos de Arte Portuguesa na Gulbenkian

Felizmente, fui ontem ver a exposição dos 50 anos de Arte Portuguesa. Quase todos com quem falei disseram-me que era fraca e pouco representativa, o que fez com que eu fosse quase que por obrigação (como poderia eu deixar passar uma retrospectiva com este nome?) e com um nível de expectativa muito baixo. Assim e apesar de tudo isto, durante a hora e meia que deambulei pela exposição senti-me feliz. Feliz por ter tido oportunidade de conhecer o Pedro Gomes, que nos seus quadros "Sem título- Série Habitar,1996" desenha com rabiscos repetidos de esferográfica, magníficas paisagens urbanas. Porque fiquei com vontade de conhecer melhor Álvaro Lapa e João Hogan. E, finalmente, porque pude VER Os Cegos de Madrid (1957) de Júlio Pomar.

Sem comentários: