28/12/2009

16: Moments

Pop-up books

São lindos, livros objecto que as crianças adoram, brincar, agarrar e... estragar. Outro dia comprei um livro infantil num alfarrabista com janelas para abrir e jogar às escondidas, partes que se deslocam e revelam figuras ocultas, espelhos por detrás de figuras geométricas recortadas, um encanto para a mãe e para o bebé. Quando o (velho) alfarrabista percebeu que o queria levar para um bebé com menos de um ano (é a idade certa para o conteúdo), fez-me uma cara desconsolada advertindo-me que era uma grande pena, que não o deixasse estragar, porque o livro era "uma peça"! Claro que fiz ouvidos de mercador e o meu rapazinho que delira com o livro, faz tudo para arrancar as portas e janelas, baba e lambuza o espelho entre gargalhadas felizes e trocas de olhares por detrás do espelho... É pena talvez, a destruição parcial é quase certa, mas o gozo e a alegria proporcionada cumprem plenamente o sentido do livro pop-up, são raros e caros, mas valem muitíssimo a pena como objecto lúdico e de prazer entre adulto e bebé.

24/12/2009

Feliz Natal!

Alegrem-se os céus e a terra,
Cantemos com alegria,
Jesus nasceu!

10/12/2009

E Deus criou o Homem

Imagem em boa hora furtada ao sobrecâmara, para um momento de rara beleza. Obrigado.

08/12/2009

Pai

"Eu gostava do meu pai com um amor que nunca mais voltei a sentir até ao nascimento dos meus filhos. Quando estes nasceram, reconheci-o porque é um amor igual em intensidade, embora diferente e, de certa maneira oposto (...). Eu sentia pelo meu pai a mesma coisa que os meus amigos sentiam pela mãe deles(...). Agora penso que a única receita para poder suportar a dureza da vida ao longo dos anos é receber, na infância, muito amor dos pais. Sem esse amor exagerado que me deu o meu pai, eu teria sido alguém muito menos feliz."
As palavras não são minhas, mas traduzem o que me vai na alma com uma perfeição chocante. Há muitos anos que não me comovia tanto como ao ler este livro que testemunha o amor profundo, visceral de um filho para um pai. De 0 a 10, leva os 10, apesar de ser concerteza um livro único, irrepetível, dada a natureza do seu conteúdo.
Somos o esquecimento que seremos, Héctor Abad Faciolince, Editora Quetzal

05/12/2009

02/12/2009

Mete medo

Será que queremos um jardim diferente no Príncipe Real? Não, nunca, jamais. Não queremos alterações, nem requalificações, com tanta aberração aí espalhada pela cidade, excusavam de tocar no que já é perfeito.petitiononline

27/11/2009

The Muppets: Bohemian Rhapsody

Que saudades dos Marretas (os autênticos), o Animal transcende tudo e todos com a sua Mamma. Mercury deve estar em delírio (na campa) com a homenagem, e nós também.

26/11/2009

Oportunidades na velha Buchholz

Milhares de livros, destacando-se os livros estrangeiros a preços de liquidação. Os livros estarão à venda a partir de 1€, durante o mês de Dezembro, de 2ª feira a Domingo, das 10h00 às 20h00, nas antigas instalações da Livraria Buchholz, junto ao Marquês. Eu vou.

19/11/2009

Idealizar ou criar um "monstro"

Mais uma vez aconselho-vos a leitura do Blogue "Controversa Maresia". Não é a primeira vez que o espreito e leio um texto que podia (tivesse eu o Dom de escrita da autora) muito bem, ter saído de mim! http://controversamaresia.blogs.sapo.pt/227803.html

18/11/2009

Selecção de aviário

Nada me deixa mais furiosa, do que a observação muda dos jogadores da selecção nacional, durante a Portuguesa. Nacionais de aviário, claro. Porquê? Não percebo, não deveria a selecção ter um significado simbólico? Não deveriam ter um código de comportamento elementar, dada a histeria pura que os acompanha para qualquer lado do mundo? Que sejam portugueses nascidos em Câmara de Lobos, na Amadora, no Sertão ou nas favelas cariocas, não deveriam no mínimo abrir o peito e cantar o hino do país que escolheram e os escolheu para representar o seu povo? Ou então kaput, adeus que se faz tarde, um tremendo chuto para fora da selecção que não queremos estrelinhas caprichosas a engolir sapos enquanto se ouve o hino nacional.

17/11/2009

15/11/2009

Portugal dos Pequenitos

Uma empresa de referência dentro da área da comunicação, empregando jovens licenciados (uau, que sorte, nos dias que correm! ), é afinal apanhada numa inspecção da Segurança Social, não fazia os descontos obrigatórios. Nem número de segurança social tinham atribuido ao fim de mais de 9 meses de trabalho, outros de anos de trabalho. Pensam que tem vergonha? Não, no dia seguinte despediram a maior parte dos que lá trabalhavam e alteraram os horários aos restantes, agora em vez de começarem a trabalhar às oito da manhã, começam às sete da manhã e com o dobro das contas que alguém tem que pagar esta tremenda maçada, e é já para começar para a semana. Nem ai nem ui, que há uma fila de licenciados desesperada para ter um contratozinho com uma das melhores empresas do mercado, e quem abrir o piu a porta da rua é a serventia da casa.

13/11/2009

X-Mas Tree

Pinheirinhos que nos vem do Norte para um Natal ecológico....aqui.

12/11/2009

Luisa Lambri

Untitled (Barragan House, 25), 2005

08/11/2009

Brutal!

A sangria desatada de ontem, com Tarantino e Entrecôte mal passado. Ambos, de arrasar!!!

30/10/2009

O Virulento site da Ordem dos Arquitectos S.R.S.

Já não é a primeira nem a segunda vez, que ao aceder ao site da Ordem dos Arquitectos, Secção Regional Sul, o computador me zurze com assustadores sinais de alarme de virús e ameaças de infecções generalizadas. O primeiro virús, chamava-se cavalo de Tróia e até era engraçado o nome, estava bem esgalhado, tinha um toque de erudição, apesar do terror que causou no sistema informático do atelier. Agora nem graça, nem nome tem e a sensação é que esta persistência de Virús pela S.R.S. está a tornar-se uma presença constante e perigosa... Será sintoma de que doença? Gripe sazonal? Não me parece.

Inspirações para o Halloween

27/10/2009

GIRLS | HELLHOLE RATRACE

Like this!

The Wire- A Escuta

Tudo começou com um artigo do Rogério Casanova na Revista LER, cujo título era- " A melhor série de sempre" . E passagens como esta - " (...) "The Wire" tem sido frequentemente descrita como «Dickensiana», embora a descrição me parece pouco apta. A Londres de Dickens era a capital de um império, o que permitia a Dickens continuar dentro da História, mesmo quando descia às favelas que a História deixou para trás. "The Wire" desce aos lugares por onde a História não chegou a passar. (...) uma narrativa de contracção e nostalgia, em que todos são vítimas e portanto a categoria de «vítima» é irrelevante." - fizeram-me sair a correr de casa para comprar esta série. A ver, definitivamente.

Meninas, para quando?

"Há quem queira perpetuar o instante do orgasmo, mas parece-me uma perspectiva extenuante. Preferia perpetuar aquele princípio de tarde, quando meia garrafa de tinto nos deixa num torpor perfeitamente compatível com as convenções sociais e o raciocínio, mas que elimina a tristeza e a angústia.(...)" retirado daqui

21/10/2009

Papa abre portas a anglicanos e admite padres casados

É a notícia mais interessante e revolucionária dos últimos tempos, passados séculos sobre o Cisma (1504), é um passo de gigante para a Igreja Católica e Anglicana, e eu em particular, católica com uma costela anglicana madeirense, rejubilo.
DN aqui e agência Ecclesia aqui.

20/10/2009

Campanha Casa Ser Criança da Abraço

Video - 'O que faz com os seus Cabos?
Lá por casa e nos ateliers de arquitectura, abundam aqueles cabos enrolados aos molhos que já não servem para nada a não ser fazer confusão, é uma boa oportunidade para uma limpeza duplamente útil.
Como entregar? Nas instalações da Abraço Nas grandes superfícies, Nos CTT - recebem directamente e disponibilizam caixas gratuitas para entrega posterior
Tudo o que precisamos saber para participar aqui

16/10/2009

O Filipa de Lencastre e a falta que faz a Gudrun*

58º lugar - Filipa de Lencastre
62º lugar - Pedro Nunes
110º lugar - Maria Amália
125º lugar - Rainha D. Amélia
127º lugar - Liceu Camões
Sinto-me envergonhada e um pouco chocada com as prestações dos clássicos liceus de Lisboa no Ranking das escolas Secundárias. Não, não é possível que seja um mero acaso que os colégios privados estejam no top ten do ensino consecutivamente ao longo dos anos, com raríssimas e honrosas excepções. Falta identificar as causas e agir, mas a falta de brio e a ausência de um corpo coeso e empenhado de professores conjugado com a falta de direcção - a ideia que tenho, é que hoje em dia ficar na direcção de uma escola, não é uma honra mas uma tarefa penalizante para a maioria dos professores, porque será? A culpa não pode estar toda no Ministério da Educação. A minha experiência diz muito mal do apoio aos alunos, a existência de uma sala de estudo com apoio de professores quando sai do bonito do papel, revela-se um verdadeiro flop, fora alguns professores que por carolice se dispõem a ajudar o aluno, os miúdos quando passam para o secundário ficam bastante perdidos. Nos colégios privados passa-se só o inverso, salas de estudo à séria, testes e mais testes de preparação, professores com atenção individualizada e pais chamados a colaborar. Nunca pensei dizê-lo quanto mais pensá-lo, saudades da professora Gudrun!
* A professora Gudrun foi a dama de ferro que conduziu brilhantemente os destinos do Filipa de Lencastre durante o tempo que lá andei, anos oitenta.

15/10/2009

na minha rua

na minha rua, é um novo instrumento de participação directa dos munícipes na gestão dos problemas da cidade de Lisboa. Através deste link, acedemos a um mapa da cidade onde podemos assinalar o local exacto de uma ocorrência na via pública que necessite da intervenção da C.M.L. As ocorrências assinaladas serão automaticamente encaminhadas para os serviços municipais competentes tendo em vista a sua correcção. No portal ficará visível o ponto que assinalou bem como o seu estado de resolução. A ideia parece óptima, mas cepticismos aparte, vamos ver se funciona, se não vai ficar logo entupido com tanta denúncia de lixo, abandono e selvajarias a que tem estado votado o espaço público da nossa Lisboa.

13/10/2009

Encompassing the globe até 1 de Novembro

WASHINGTON, 2007, June 22—“ A little-known fact: A version of the Internet was invented in Portugal 500 years ago by a bunch of sailors with names like Pedro, Vasco and Bartolomeu. The technology was crude. Links were unstable. Response time was glacial. (A message sent on their network might take a year to land.)”
Encompassing the Globe - Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII.
A exposição que está no MNAA, concebida pelo Smithsonian Institution, Washington DC , é excepcional, para nos elevar o moral e vermos e revermos algumas das maravilhas da nossa história dos Descobrimentos. Não consigo decidir quais os objectos que mais me deslumbraram, se os marfins africanos, se o menino Jesus de marfim do Japão, se os requintados e deslumbrantes biombos Namban, se os mapas e planisférios. Absolutamente imperdível, de 0 a 10, tem 10 valores com distinção.
Fui vê-la num Domingo de eleições, e duas coisas me espantaram, primeiro a boa surpresa, a inusitada afluência de gente a contrastar com o vazio habitual do MNAA, quando cheguei ao fim do percurso a multidão acotovelava-se para conseguir vislumbrar uma nesga de qualquer coisa por entre cabeças! Claro que a colecção do museu encontrava-se às moscas, salvo um grupo de nórdicos, todos com dois metros e tal, que irritantemente em bloco, impediam a visualização das Tentações de Santo Antão, paragem obrigatória e reverencial, e o segundo (e triste ) motivo de espanto foi o lamentável estado de decadência do jardim, imperdoável.

11/10/2009

Lisboa

A esta hora ainda não sei em quem vou votar. Não tenho convicção forte na escolha e na confiança em qualquer um dos candidatos a futuro Presidente. Mas AMO Lisboa, a cidade onde não nasci mas onde quase sempre vivi. A cidade onde, sempre que saí, quando voltei me surpreendi, entre tantas coisas, com a escala e com a luz! Por favor futuro Senhor Presidente da Câmara, trate com respeito e muito cuidado da nossa cidade!

10/10/2009

Dia Mundial da Arquitectura em Flagrante Delícia

Só cá falta o João e a Maria para a história estar completa! Eu gosto deste conceito de arquitectura efémera... Efémera porque se derrete na boca e nas mãos! Com maquettes de chocolate, eu tornar-me-ia uma fanática especialista dedicada à delicada causa das miniaturas em escala, e não aquela canhota (canhestra), especialista em fazer cortes profundos com o bisturi nas próprias mãos à luta com o cartão maquette! . Não tenho culpa que as lâminas funcionem ao contrário, assim como os Tês e as tesouras e quase tudo o resto.

09/10/2009

Nobel da Paz por antecipação?

Sinceramente não compreendo, será que é um prémio de antecipação ou um estímulo? De comprometimento futuro, hoje recebes o Nobel da paz para que amanhã te inibas de ser belicoso... O novo laureado podia começar por receber o outro laureado de 1989, sua santidade o Dalai Lama, como gesto simbólico de paz entre os povos, ou não? Talvez fosse melhor suspender a nomeação do prémio quando não há motivos excepcionais que justifiquem a sua atribuição.

08/10/2009

Quem ama, odeia,

Quem ama, odeia de Silvina Ocampo & Adolfo Bioycasares, Prémio Cervantes, Oficina do Livro.
Seguindo uma excelente dica da Actual do Expresso, fui à descoberta deste livro que se devora enquanto o diabo esfrega um olho, um policial divertidissimo, cheio de requintes de malvadez e de finíssimo humor, é uma autentica pérola, diversão em estado puro e deixa-nos aguados para ler mais desta dupla argentina que eu desconhecia mas que vou, certamente, investigar. De 0 a 10, dou-lhe 9.
Aqui fica um amouse-bouche:
"Pela primeira vez do dia, ri-me. Confesso-o, a comicidade da cena que se desenrolou com cinematográfica diligência era aflitiva. Do automóvel desceram uma, duas, três, quatro... seis pessoas. Acotovelaram-se contra uma das portas traseiras do carro. Laboriosamente retiraram um objecto comprido e escura. A lutar e esfalfados pelo vento, disformes, devido ao efeito do vidro nos nossos olhares oblíquos, a tactear, como se fosse de noite, tropeçando na areia, vi-os - com os olhos embaciados pelo choro do riso -aproximaram-se do hotel. Traziam o caixão."

06/10/2009

Nem só de negro se vestia a diva do fado.

Amália no Panteão Nacional

25/09/2009

Um must!

Chegou-me há pouco por e-mail e partilho com quem ainda não conhece, o que há tão cool por aí (ou antes, "por ali"!) na arquitectura, no design, na musica, em lifestyle, e tantas outras áreas. Para explorar e sempre que possível "caçar"!
Inspirem-se em : http://www.thecoolhunter.net

23/09/2009

Desculpas!

21/09/2009

Bons começos.

Ao navegar na blogosfera e através do Biliotecário de Babel, encontro um blogger que lista uma série de "preciosos começos de livros". Para além de me abrir o apetite para novas leituras, senti-me desafiada a lembrar-me de alguns começos que, por alguma razão, não esqueci:

" Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo príncipio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que não sou autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo."
"Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis, Ed. Biblioteca Editores Independentes
( o exercício continua em breve)

20/09/2009

Bússola eleitoral

Em tempos de campanha, experimentemos uma bússola para testar a coerência das nossas opções. O resultado nem sempre é o esperado, nem coincidente com o nosso sentido de voto, o que é bastante divertido.

19/09/2009

Eu vou

Obrigado Marta

O refresh dos Links aqui ao lado está do melhor! Grandes Blogues que nos apresentas, sim senhora!!!

14/09/2009

Já só faltam 11 dias para o "2666"

«2666 foi concebido como uma câmara de ressonância da angústia humana.»The New York Times Book Review

Bom dia com frYars - The Ides

Mais uma música que o sobrecamara me apresentou.

13/09/2009

Nem bom vento nem bom casamento

"Não gosto dos espanhóis misturados com os portugueses. Não gosto dos espanhóis metidos na política portuguesa. Eu não tenciono resolver os problemas de Portugal em função dos interesses espanhóis." Manuela Ferreira Leite.
Cada vez mais me sinto mais alheada e cínica perante estes debates entre os lideres partidários, quando não dou por mim a dormir profundamente, pasmada à frente do ecrã, mas tenho que confessar que gostei de ouvir esta parte, preto no branco, sem concessões, sem meias palavras.

A fortuna de Matilda Turpin

"Porque logo desde o princípio, desde os primeiros momentos do mútuo apego físico, decidiram adoptar a ideia rilkiana de que o casamento consiste em duas solidões que se respeitam e reverenciam mutuamente. (...) Implícita pois, nesta noção de solidão em companhia, esteve sempre a ideia do possível desenvolvimento independente de cada um deles. (...) E de facto a questão foi que ao fim de quinze anos, talvez um pouco menos, se tinham transformado nessa figura paradoxal, growing closer and closer apart. E aconteceu que, sendo, como sempre tinham sido, inteligentes e autoconscientes, quando a bifurcação dos dois projectos de cada uma das solidões se tornou real, já não havia nada a fazer, nada a a acrescentar, já estava tudo dito. Então por absurdo que pareça não falaram do assunto." Álvaro Pombo, Ed. D. Quixote.
Muito interessante este romance que ainda ando a descobrir, o emocionante desmontar de uma complexa estrutura familiar, que gira obsessivamente em torno da figura da mãe, personagem apaixonante e original, repentinamente ausente levada por uma doença súbita, mas que assombra todos, com a sua presença ora invocada ora indesejada, mas sempre omnipresente. A morte provocando o desmoronar das relações familiares, a revelação dos segredos, o final confronto com a verdade, o vazio dos afectos, os ressentimentos, os retratos escondidos de Dorian Gray. A ler, sem dúvida.
Agora que cheguei ao fim, acrescento, foi uma leitura bastante divertida, com algumas reflexões muito interessantes, embora às vezes a profusão de referências literárias e filosóficas tornem o discurso um pouco frustrante e hermético, para quem como eu tem uma muito vaga ideia do romantismo alemão, do existencialismo francês do niilismo...etc, mas compensa claramente o esforço. O lado divertido é que, inesperadamente, sem nos apercebermos como, o livro revela-se um thriller psicológico sinistro e não paramos enquanto não chegamos ao fim, em estado de choque. De 0 a 10, dou-lhe 7.

Bom dia

Silver Jews "I'm Getting Back Into Getting Back Into You"

10/09/2009

Post Secret

Ainda a propósito de uma conversa recente, onde se revelaram alguns segredos. Hoje apresentaram-me um blog onde se revelam segredos há muito escondidos em forma de postal. Partilho convosco alguns, mas não os meus ...

(retirado daqui)

05/09/2009

Villa near Lisbon, Portugal by FRA G MENT OS

Villa near Lisbon, Portugal by FRA G MENT OS Posted using ShareThis Oh Teresinha, não sejas modesta, PARABÉNS!

A propósito de uma conversa recente...

Em que eu ligeira e estúpidamente, confessava alguma inveja do estatuto dos pais divorciados ou separados, no que toca à partilha de tempo e responsabilidades dos filhos, li agora mesmo um post muito, muito interessante e quiçá esclarecedor sobre o outro lado da moeda...puta de merda. É verdade, por um lado deve ser mesmo uma m... ter que obrigatoriamente deixá-los ir passar o fim-de-semana com o pai e sabe-se lá com mais quem, ter que os deixar sair debaixo das nossas asas protectoras, para os quinze dias de férias em que só se deve poder comunicar por telefone e a horas combinadas, ter que abdicar do controle absoluto, deixar de ouvir todos os risos e deixar de ter o exclusivo dos olhares e dos mimos, e do deitar e dos sorrisos bêbados de sono e das mãozinhas dadas ao adormecer e tudo o resto que não tem tamanho nem descrição e que é maravilhoso e único. Mas, recuperar algum espaço e tempo para nós, sem as constantes interferências e solicitações para tudo e mais alguma coisa, o sossego de não termos alguém completamente dependente, por quem temos que olhar de minuto a minuto, que nos absorve completamente, a quem só se consegue escapar na hora da sesta ou esmolando às avós o excelso favor de tomar conta dos meninos, ou pagando a baby sitters nas quais não se confia completamente, e que na hora da saída nos deixam um apertozinho no coração, e se... Não sei, dou por mim a olhar para a vida dos outros ( das outras, no caso) e não consigo deixar de invejar um pouco a LIBERDADE de quem pode atirar estes pequenos ditadores para os braços dos papás por um fim de semana que seja, fechar a porta e não ficar com réstia de culpa quando faz qualquer coisa tão extraordinária como ir à praia às horas que nos apetece, adormecer ao sol deitada na areia, ler um livro do princípio ao fim, levantar-se às tantas, e outras actividades ousadas e improváveis quando se é mãe de crianças pequenas.

04/09/2009

Foi há 10 anos

Espero conseguir encontrar Frésias ainda hoje, de regresso a casa. Apetece-me enchê-la deste cheiro fresquinho... é uma das formas mais puras de me ajudar a recordar aquele que foi, até agora, o dia mais feliz da minha vida!

03/09/2009

Algo está podre no reino....

A notícia do cancelamento do Jornal Nacional de sexta na TVI, que marcava amanhã o regresso de Manuela Moura Guedes, é um sinal do que se passa nos bastidores da baixa política neste país, não no reino da Dinamarca, claro. Mais um sinal da crise em que nos afundamos, será o tal pântano? A Manela (apesar de tudo) e o Vasco vão deixar-me muitas saudades.

31/08/2009

Vadiar com Larry e Somerset

Se há autor que sempre me acompanhou e a quem sempre regresso com um prazer redobrado, é Somerset Maugham. Em o Fio da Navalha, o carácter de Larry Darrell com a sua vida aventurosa dedicada na inquieta demanda interior de Deus ou da razão, sempre me fascinaram até à obsessão. Desde o início do romance que Larry apresenta simplesmente o seu destino de vida chocando tudo e todos, vadiar pelo mundo na busca de uma verdade que ele não sabe como, nem onde descobrir. Esta demanda alimentou na minha adolescência um ideal romântico de vida, quem poderia não se apaixonar pelo espírito livre, por aquele desprendimento no que toca às coisas terrenas, pelo ascetismo e espiritualidade, pela disponibilidade e abertura para aqueles que cruzassem o seu caminho, impossivel não nos rendermos. Diálogo entre Somerset himself e Larry quando jovem.
-Que procura? Hesitou durante alguns segundos. -Aí está. Ainda não sei ao certo. (...) -Bom, sabe que, quando uma pessoa não consegue fazer nada, faz-se escritor- disse eu rindo. -Não tenho talento. -Mas, então, que pretende fazer? Dirigiu-me um dos seus sorrisos radiosos, fascinantes. -Vadiar - respondeu.
"The man I am writing about is not famous. It may be that he never will be. It may be that when his life at last comes to an end he will leave no more trace of his sojourn on earth than a stone thrown into a river leaves on the surface of the water. But it may be that the way of life that he has chosen for himself and the peculiar strength and sweetness of his character may have an ever-growing influence over his fellow men so that, long after his death perhaps, it may be realized that there lived in this age a very remarkable creature."

W. Somerset Maugham, THE RAZOR'S EDGE

30/08/2009

E. Hemingway

Encantada, com o seu romântico "O adeus às armas"!

28/08/2009

Sacanas sem Lei

Depois de Kill Bill, Pulp Fiction e Cães Danados, sei perfeitamente qual vai ser o 1º filme com que vou estrear a rentreé. Já tenho saudade de um Tarantino e sei que este vai ser um tiro certeiro!

26/08/2009

W. Somerset Maugham, sempre!

"Porque eu tenho a deplorável faculdade de ver os meus próprios absurdos e descubro em mim uma infinidade de coisas que me fazem rir, inclinando-me a pensar que será essa a razão de eu ver as pessoas - se é verdade o que amiúde leio e ouço dizer a meu respeito - sob uma luz menos lisonjeira que muitos autores a quem falta essa malfadada idiossincrasia."
in Prefácio de "Destino de um Homem"

21/08/2009

Sinal inequívoco da Crise, o Hamburguer

"Como-os sem receio e com algum prazer, confesso." Maria de Lourdes Modesto, a diva da gastronomia tradicional portuguesa. E na versão mais inesperada: a dos irmãos McDonald's. em i online
Os deuses devem estar loucos, porque nós, simples mortais, claro que podemos ser viciados em hamburgueres, é geracional, não temos responsabilidade nem culpa, mas a nossa Maria de Lourdes Modesto? Referência maior da cozinha das nossas mães e avós lado a lado com o Pantagruel. Depois de um livro de cozinha vegetariana, só faltava mesmo a confissão do vicío, o hamburguer! Agora sim, o país afundou-se definitivamente na Crise.

19/08/2009

De manhã o jardim é meu

Meu, meu e só meu! Numa manhã luminosa como esta, a luz faz resplandecer o rio como um espelho e eu esqueço-me dos pensamentos negros sobre o indizível que é estar em Agosto em Lisboa quando toda a gente está para fora a banhos. Crise? A cidade está abandonada aos estrangeiros e aos velhos. Velhos e velhas, e cães, e eu e o meu bebé. Aqui, encostada a um banco de madeira, com ele pendurado e entretido a seguir o vôo dos passarinhos ou o estremecer das folhas com a brisa de Verão, olho para a frente e vejo o mar da palha sem fim, olho para o lado e lá está a cúpula gigante de pedra branca, panteão dos grandes e artistas, mais atrás uma mole imensa, imponente e dominadora a lembrar os Filipes, está S.Vicente de traça maneirista, também panteão mas real, lá para trás o mercado de Sta. Clara, duvidosamente renovado e tristemente vazio, uma frente de casas apalaçadas e prédios antigos completam o ramalhete. O jardim é meu e foi arranjado a pensar em mim e nesta nova vida em que me encontro e nos primeiros passos que se avizinham e no triciclo e na primeira bicicleta que se seguirão. Claro que o partilho com dois ou três velhos, alguns estranjas e camones extasiados que caíram do céu aqui e não sabem como cá vieram parar, mas excepção feita às terças e Sábados em que a zona é invadida pela Feira da Ladra, apodero-me dele todas as manhãs com um sentimento de feliz proprietária e dou-me ao luxo de acreditar que é verdade, que as manhãs de Agosto no jardim me pertencem, pelo menos enquanto este belo segredo assim se mantiver.

16/08/2009

Poderá o skype acabar?

Por favor, nãaaaaaaaao! Ver a triste notícia aqui.

05/08/2009

Sobre o estado de Felicidade

Vale a pena ler este post escrito por Sofia Vieira! http://controversamaresia.blogs.sapo.pt/199158.html

01/08/2009

e ...

... quando não somos nós a furar a tela do cinema, mas uma cena de filme a espreitar à porta da nossa realidade ?

31/07/2009

Paz à sua alma, e a nós também!

Confesso que me faz um certo horror esta histeria à volta da figura de Michael Jackson, não compreendo o fascínio por esta personagem que sempre achei sinistra na vida real. As boas memórias são curtas e resumem-se a uns bons e efémeros momentos na pista de dança e ao visionamento do revolucionário (para a época) videoclip de Thriller. Porquê este fascínio elevado à loucura à volta da sua vida e morte? Muito dinheiro envolvido, deve ser a resposta para este mistério. Um ícone da música pop? Da cultura negra? Da cultura negra só se for piada, pois tentou obsessivamente negar a sua identidade black até se transformar naquela cara de pesadelo deslavada com um nariz de mau desenho animado, que fazia medo ao meu filho pequeno cada vez que aparecia nos ecrãs e sempre por maus motivos. Ícone da cultura pop? admito essa possibilidade com tudo de mau que arrasta o conceito neste caso, imagem sem conteúdo, superficialidade, ausência de valores ou valores descartáveis. Não sei, acho chocante esta sucessão de tributos a uma personagem que como fruto de uma cultura pop, se calhar devia ser descartada simples e rapidamente do nosso imaginário deixando apenas aquilo que produziu de bom, a música e a dança, para quem aprecia o género.

30/07/2009

Young Best Architects da Wallpapper 2009

André de França e Campos e Joana Mendes Soldado, são um par de jovens arquitectos portugueses da escola do Porto (sob influência directa de Souto Moura) e foram escolhidos para o directório de young best architects da Wallpapper 2009. São 30 jovens arquitectos de todo o mundo e responderam ao desafio clássico de conceber a casa ideal. Gostei particularmente da casa de MIR Arkitektur Norway, da Jürg Schmid Architekten Switzerland, e da de Marge Arkitektur Sweden. Voto negativo para a do nuestro hermano Arquitecto Martin Lajerraga Spain. Vale a pena ir espreitar.

29/07/2009

Debate na Sic - António Costa versus Santana Lopes

Foi desconsolado o primeiro confronto entre os principais candidatos à Câmara de Lisboa, ao menos esperava-se um pouco de diversão! A SIC esteve muito mal em ter falhado o primeiro minuto, e não chegam as desculpas de Clara de Sousa. Os desgraçados que não tem TV Cabo (e somos cada vez mais!), ficam sempre a arder, remetidos para a loucura demenciada da programação das telenovelas! como é possível que não passe em antena aberta o debate por inteiro mais os comentários posteriores? Exigia-se mais serviço público, também à SIC!
A Santana Lopes faz muita falta uma atitude mais fleumática, António Costa devia evitar aquele sorriso irritante enquanto aconselha calma ao adversário. E quanto a ideias inspiradoras? Nada! Alguém é capaz de fazer o favor de dizer a António Costa o quão horríveis lhe ficam aqueles óculos moderninhos?

Send a whale! Greenpeace

Create your whale! Criar uma baleia origami virtual e enviá-la com uma mensagem pessoal para o primeiro ministro do Japão, não sei se vai impedir a carnificina das baleias, mas é uma campanha lindíssima e muito, muito original do sempre louco e admirável movimento pacifista australiano Greenpeace. Reparem no som de fundo, o canto das baleias, não é lindo? Eu já enviei a minha! E tu, de que é que estás à espera?

28/07/2009

Mad Men - às sextas na RTP2

Mad Men, promete ser um caso sério nos serões de sexta-feira. Com o mesmo produtor e argumentista dos Sopranos (oh.... saudades de Tony!), o primeiro episódio interessou logo pelo mistério e ambiguidade do personagem principal ( para não falar do perfil..., Jon Ham é o nome), pela perfeita composição dos cenários dos anos 60, pela duplicidade e cinismo do ambiente (feroz) da empresa. Eu, vou seguir com expectativas altas e também aproveito para partilhar a felicidade do regresso de Dexter, O Sanguinário, na segunda season, às quartas ao pequeno (o meu é) ecrân.

16/07/2009

Novos gelados de Verão

E eu que sempre odiei os Calipos da Olá ( por achá-los inestéticos, nojentos e transformarem qualquer pessoa normal num espectáculo deprimente e quase obsceno, sim é verdade, há mentes perversas!), acho esta versão fantástica! Disponíveis no maravilhoso flagrante delícia.

10/07/2009

Gosto muito disto!

jardins portáteis

27/06/2009

Atrás dos Montes

"O vinho é a água cheia de sol" - Galileu

20/06/2009

Apetece-me tanto, tanto, tanto

mas não tenho limas :-(

18/06/2009

Estou a precisar

Gostava de ir ver pelo menos isto:"Apresentação de audiolivro da Editora MHIJ -O Nariz de Gogol. Apresentação de Maria João Seixas, leitura encenada por Jorge Silva Melo Goethe-Institut Portugal - Entrada Livre" mas ver tudo aqui.

10/06/2009

Coração Independente

Joana Vasconcelos

09/06/2009

Madness - One Step Beyond

Madness, do melhor dos anos 80! Só de ouvir apetece saltar e abanar o capacete até cair no chão às gargalhadas de euforia! Belo sax. E vão estar por cá no Lisbon Calling.

Quero passear o meu bebé de cadeirinha! Posso?

A aventura perigosa e quase impossível de passear com uma cadeirinha de bebé nos Bairros antigos de Lisboa, não se deve apenas à quase inexistência de passeios, deve-se fundamentalmente à inacreditável ausência de civismo dos lisboetas e à complacência dos agentes de autoridade. Nem posso imaginar o que será a loucura de andar em cadeira de rodas, um desporto radical que só pratica quem a tal é obrigado! A regulação do estacionamento em Lisboa restringe-se apenas às áreas da cidade concessionadas à EMEL, ou seja uma forma de arrecadar receitas para o município e o resto da cidade, que se lixe... No passeiolivre, temos acesso a uma genial campanha cívica para ajudar a erradicar essa terrível falta de educação de alguns lisboetas, uns autocolantes bons para trazer no bolso que se vão transformar numa arma secreta poderosa! Sem mais efeitos secundários que não seja um bocado de cola nos vidros para ajudar a não esquecer que a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros! Já agora podíamos pensar em adaptar esta campanha aos donos de cãezinhos que insistem em deixar as suas escultóricas dejecções nos espaços livres entre rodas...

05/06/2009

Obrigatório!

Hoje, a seguir ao jantar não houve canal Panda para ninguem. Sentámo-nos os três no sofá e sintonizados na RTP2 assistimos a este filme obrigatório, que nos mostrou como somos tão pequeninos, mas também como já somos tantos, e como estamos a destruir a nossa casa! Felizmente ainda vamos a tempo de acordar, e os nossos filhos ainda vão a tempo de não chegar sequer a adormecer e a crescer, desde já, com a perspectiva orientada para a mensagem deste filme.

Porque já "É tarde demais para sermos pessimistas"!

http://www.youtube.com/watch?v=tCVqx2b-c7U

04/06/2009

Reclamar é que está a dar

Duas horas de um serão passado em frente a um ecran a fazer uma encomenda online. No fim, prestes a finalizar o serviço, não sou capaz de introduzir o, tão conveniente, desconto acumulado no cartão. Um telefonema para a linha de apoio e após alguns minutos espetam-me com um "lamento mas não consigo estabelecer a conexão necessária pelo que terei de reportar à informática...talvez amanha consiga resolver esta situação". Amanha? (explosão imediata, acto impulsivo e por isso mesmo sem sucesso) estou há horas a fazer uma compra numa "loja" onde até nem sou cliente habitual! podia ter-me resolvido por outros lados, mas tinha este (chorudo) desconto para aproveitar, e a verdade é que não posso esperar, senão não estaria a perder aqui o meu tempo a esta hora! "ah, pois é, desculpe mas não há mais nada que eu possa fazer agora". " ah, então tenho que ser eu a fazer qualquer coisa, pois é, desculpe, não é nada pessoal mas vou já enviar uma reclamação para a vossa central" (acto já mais pensado, apesar de altamente improvável de vir a ser posto efectivamente em prática devido ao adiantado da hora).
Menos de dois minutos depois toca o telefone: "Dona T., desculpe mais uma vez, mas é só par lhe dizer que já está resolvida a sua situação. É que eu estava a digitalizar mal o numero do seu cartão... agora já consegui conexão, já pode finalizar a sua compra e não há necessidade de concretizar a reclamação!"
Boa! não foi mesmo necessário, que bom!!! só fiquei a pensar na m*r*a que isto é, das coisas neste país só funcionarem com ameaças. E não são quaisquer ameaças, são muito especificamente as de se vir a reclamar por escrito. Acreditem, se forem ver, funciona sempre!

02/06/2009

LER no Chiado

Que melhor pretexto do que os livros para uma boa conversa ?

01/06/2009

Hora do Conto

E porque hoje é dia da criança, O INCRÍVEL RAPAZ QUE COMIA LIVROS, uma história para ver e ouvir aqui (no Público online), partilhar com os mais pequenos e verdadeiramente nos deliciarmos ...

27/05/2009

Video and the Radio Star (Samuel Úria)-

Já tinha ouvido falar de Samuel Úria pelo Holler , mas nunca o tinha ouvido , gostei especialmente da letra ...aqui vos deixo

E, de vez em quando, uma boa noticia.

"O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, A Letra Encarnada, de Nathaniel Hawthorne, e Ilusões Perdidas, de Honoré de Balzac: primeiros três títulos da nova colecção Biblioteca António Lobo Antunes (selecção e prefácios), editada agora pela Dom Quixote. Nas livrarias a partir de 1 de Junho. Mais lançamentos agendados para Agosto e Outubro." retirado daqui.
Mal posso esperar por ter em mãos o "Ilusões Perdidas" de Balzac e entrar novamente no mundo do "Tio Goriot" ou " Mulher de Trinta anos"...

Gosto disto!

O designer Jorge Colombo é o autor da capa da revista semanal norte-americana "New Yorker", uma imagem que criou recorrendo a uma aplicação do telemóvel iPhone designada Finger Painting. Fê-la enquanto esperava para entrar no museu Madame Tussaud, em Times Square, em Nova Iorque.
Para os mais cépticos das novas tecnologias, vejam o video aqui.